DestaqueNoticias

CIn-UFPE – 50 anos de um DNA de Excelência

Símbolo de inovação, criatividade e excelência em Tecnologia da Informação e Comunicação em toda a América Latina, desde sua criação, o Centro de Informática (CIn) da UFPE é referência na busca por soluções inovadoras para desafios do cotidiano. Também se destaca pela qualidade de seus profissionais, como a professora Teresa Ludermir, a primeira mulher da área de Computação do Nordeste eleita para a Academia Brasileira de Ciências.

A história do CIn é marcada pela ousadia de seus idealizadores, que, ainda na década de 70, enxergavam a importância da inovação. Foi esse espírito pioneiro que consolidou o centro como referência em tecnologia.

Por incentivar o empreendedorismo, o Centro é berço de diversas iniciativas de sucesso que começaram como startups, como a LoveCrypto, uma das oito empresas que colaboram, em parceria com o Banco Central, no projeto do Real Digital – que busca inovar o sistema financeiro brasileiro a partir da criação de uma moeda virtual oficial.

Hoje, celebrando 50 anos de história, o CIn dá continuidade ao seu legado de excelência, com programas de pós-graduação reconhecidos internacionalmente e cultivando parcerias com grandes nomes do mercado. Sua trajetória é testemunho do impacto que a educação e a inovação possuem na sociedade, transformando o ecossistema de tecnologia da informação nacional e internacionalmente.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE tem a honra de parabenizá-lo pelo marco de meio século de atividade. Como parceira de longa data, temos orgulho de celebrar esse momento tão especial. Juntos, construímos uma parceria sólida e que gera bons frutos, resultando no desenvolvimento de aproximadamente 167 projetos nos últimos dez anos. Número que representa apenas uma parte do impacto positivo que essa colaboração tem produzido, visto que a nossa caminhada data o início da década de 2000. Que o futuro reserve ainda mais histórias de sucesso entre o CIn e a Fade, em prol do desenvolvimento tecnológico e social de nosso país. Parabéns, CIn, pelos seus 50 anos de história!

Confira abaixo alguns dos projetos desenvolvidos em parceria entre a Fade-UFPE e o CIn:

100 ANOS DE CIN-UFPE: CELEBRANDO O PASSADO, PROJETANDO O FUTURO

Em comemoração à data, o CIn promoverá o evento “100 Anos de CIn-UFPE: Celebrando o Passado, Projetando o Futuro”, que reunirá uma seleção de membros da comunidade do Centro como alunos, funcionários e professores, para também discutir os próximos 50 anos que virão.

Entre os participantes estão Vitória Pinheiro, aluna de graduação, que compartilhará momentos históricos que moldaram o CIn e influenciaram sua escolha pela instituição; Ione Carla Torres da Silva, assistente em administração, que discutirá as mudanças organizacionais que definem a cultura do CIn; Professor Paulo Freitas, que vai expor suas expectativas para as áreas de pesquisa e inovação que o CIn pode liderar até 2070; Ismar Kaufman, empreendedor e alumni, que discutirá as oportunidades futuras para o Centro; Cláudio Marinho, consultor do CIn, que provocará reflexões sobre o futuro da instituição;  e o Professor Paulo Cunha, o primeiro professor titular do CIn, que compartilhará momentos decisivos na história do Centro.

De acordo com o Memória CIn-UFPE, livro escrito pela jornalista Júlia Nogueira de Almeida e disponível gratuitamente no site do Centro, foi o professor Paulo Cunha um dos responsáveis pela conversão do Departamento de Informática da UFPE em Centro de Informática.

“O  então  reitor  Mozart  Neves  Ramos  me  levou  a  todos  os centros para vender a ideia. Ao longo de cerca de um ano, fui  a  nove  centros,  pedi  espaço.  Normalmente,  passava  duas horas apresentando a ideia, explicava que não queria nenhum  cargo  a  mais  e  queria  só  mostrar  que  a  Informática era uma área transversal e as pessoas, de certa maneira, foram receptivas e focaram no lado positivo, então, fiz duas apresentações no Conselho Universitário e, na segunda, a coisa começou a complicar porque, quando chegou a hora de votar, as pessoas começaram a resistir à ideia do centro, com receio de dividir recursos já escassos”, narrou o docente, acerca da dificuldade em provar a importância da criação do Centro.
O evento será realizado hoje (15/03) às 10h, no Anfiteatro térreo do bloco A do CIn. A inscrição é gratuita e está sendo realizada pelo sympla. O momento também será transmitido ao vivo no canal do YouTube do CIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *