DestaqueNoticiasPesquisa e inovaçãoTecnologia

Lika-UFPE participa de iniciativa que leva medicamentos a áreas remotas do Malawi

Por: Financial Times

Foto: Teste de voo de drones da Universidade de Kyoto, do Japão. Golden Matonga, Lilongwe, Malawi. Novembro de 2019.

Para possibilitar o acesso a suprimentos médicos em áreas remotas do Malawi, a Unicef, a agência da ONU para crianças, em parceria com a USAID  e a GIZ – a agência de desenvolvimento alemã – está apoiando uma iniciativa que utiliza drones para o fornecimento de vacinas, antibióticos, kits de transfusão de sangue, entre outros.

Até agora, 14 testes bem-sucedidos foram conduzidos por empresas globais como Unifly, Vayu e Nextwing, bem como pela start-up local Micromek. Também estão envolvidas universidades, incluindo Lika-UFPE no Brasil, Lancaster no Reino Unido, Kyoto no Japão e Virginia Tech nos EUA. Alguns dos projetos estão se expandindo além do corredor de drones para áreas inacessíveis no norte do Malawi. 

Tautvydas Juskauskas, oficial de drones da Unicef, diz que o Malawi é um dos primeiros países do continente africano a experimentar o fornecimento de suprimentos médicos em larga escala. 

Graças aos drones, o tempo de entrega caiu pela metade e o número de amostras perdidas no percurso diminuiu. Os pesquisadores estão otimistas de que os serviços de saúde de outros países em breve importarão as tecnologias. As aplicações além da saúde incluem o monitoramento de caça furtiva, desmatamento e mudanças climáticas. A Unicef ??Malawi também planeja usar drones para coletar imagens aéreas para modelagem emergencial de inundações e identificar locais de criação de mosquitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *