DestaqueEducaçãoNoticiasPesquisaPesquisa e inovaçãoTecnologia

Fade-UFPE, UFPE e Samsung promovem evento de lançamento do projeto SABIÁ

Na última quinta-feira (7), aconteceu o evento de lançamento do Centro de Excelência em Saúde & Bem-Estar e Inteligência Artificial (SABIÁ), na Universidade Federal de Pernambuco em formato híbrido, transmitido pelo canal do youtube CIn . O projeto gerenciado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE e desenvolvido pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung Brasil, tem como objetivo reunir pesquisadores para investigação de conhecimentos científicos e tecnológicos em saúde e bem-estar.

O evento girou em torno de apresentar as atividades que serão realizadas pelo projeto SABIÁ. O Centro de Excelência em Saúde & Bem-Estar e Inteligência Artificial (SABIÁ) conta com uma equipe de mais de 60 profissionais, entre eles pesquisadores, professores, consultores, PhDs, doutorandos, mestrandos, graduandos, administradores e desenvolvedores. As linhas de pesquisa simultâneas do projeto são a personalização de diagnóstico e recomendação em saúde, monitoramento, diagnóstico e recomendação em esportes, sistemas de inteligência artificial com adaptação ao contexto e aprendizado de máquina aplicado à segurança de dados.

Para desenvolver as atividades a equipe do projeto SABIÁ terão o apoio do SiDi IARA (Inteligência Artificial Revolucionando o Amanhã), terceiro maior supercomputador da América Latina, desenvolvido através da parceria da Samsung e do SiDi. O SABIÁ pretende se tornar referência, utilizando novas metodologias e tecnologias para promover melhorias à saúde e bem-estar dos usuários de smartphones e outros dispositivos da Samsung.

Entre os presentes, representando a Fade-UFPE estavam, a Secretária Executiva, Professora Maira Pitta, e a Gerente de Projetos, Sâmia Sindeaux. A UFPE foi representada pelo Reitor, Professor Alfredo Gomes e o Vice-Reitor, Professor Moacyr Cunha. Além dos representantes do CIn: O diretor do CIn, Professor Sérgio Soares, o Coordenador do projeto, Professor Fábio Silva, e a Professora Verônica Teichrieb, também estiveram presentes a equipe do grupo de Gestão do Projeto Cin Samsung e a Professora Cintia Kalina do Centro de Ciências da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *