Fade-UFPE

A Fade-UFPE

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), criada em 10 de agosto de 1981, é a única fundação da Universidade, sendo constituída na forma de fundação de direito privado, sem fins lucrativos. Reconhecida pelo seu bom desempenho apoiando sua Universidade, a Fade-UFPE recebeu autorização para também atuar em apoio a outras instituições: a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Federal do Vale do São Francisco, a Universidade Federal do Agreste Pernambucano, a Universidade Federal de Sergipe, o Instituto Federal de Pernambuco, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano e o Hospital das Clínicas da UFPE – EBSERH.

  • Está regulamentada pela Lei n.º 8.958/94 e Decreto n.º 7.423/2010, sendo condicionada ao prévio registro e credenciamento nos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com renovação a cada cinco anos.
  • É fiscalizada pelo Ministério Público de Pernambuco (Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social).
  • Pelo apoio prestado à UFPE, também é fiscalizada pela Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), além dos órgãos financiadores dos projetos.

A Fade-UFPE tem como finalidade dar apoio a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, de interesse das instituições federais de ensino superior (IFES) e também das instituições de pesquisa (ICT), gerenciando projetos, auxiliando na captação de recursos, realizando aquisição de insumos e prestando contas dos recursos recebidos, o que a torna parte fundamental na implementação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do País.

Os recursos administrados pela Fundação provêm dos contratos, convênios e acordos ou outros instrumentos jurídicos firmados com instituições privadas e/ou públicas para execução de atividades na área da pesquisa, do ensino e da extensão. Por meio de parcerias firmadas com a UFPE e com outras entidades, a fundação estabelece o elo entre essas instituições e os órgãos financiadores, promovendo benefícios para a sociedade em geral.