DestaqueNoticias

i-Litpeg Completa 5 Anos

Nesta sexta-feira (15/03), o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg) celebra cinco anos de existência, atuando como peça fundamental na integração entre as indústrias e os espaços acadêmicos. Atuando inicialmente como Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis, sua conversão em Instituto foi aprovada em 2021, pelo Conselho Universitário da UFPE. Desde sua inauguração em março de 2019, tem sido um importante centro de geração de inovação e produção de conhecimento não só no Nordeste, mas no território nacional como um todo.

Desde sua criação, tem desempenhado o papel de catalisador para o desenvolvimento de novas tecnologias e a formação de recursos humanos qualificados para atuação nas indústrias do petróleo, gás natural, biocombustíveis e energia renovável.

Atualmente, o instituto conta com a parceria de aproximadamente 120 instituições de pesquisa e outras universidades, dentro e fora do Brasil.

Os grupos de pesquisa do i-Litpeg são financiados por fontes de diversas naturezas. Entre elas, órgãos nacionais de fomento à ciência como a Financiadora de Estudos e Projetos, CAPES, CNPq; ANP e Aneel; além das colaborações internacionais. Os pesquisadores do instituto desenvolvem, ainda, projetos diretamente contratados por membros da indústria.

Composto por 12 laboratórios equipados com tecnologia de ponta, o i-Litpeg se destaca pelos programas de pós-graduação em Geociências, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Ciências da Computação, contribuindo fortemente com a formação de profissionais altamente qualificados para o mercado.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE) e o i-Litpeg possuem uma relação colaborativa desde sua construção,  financiada através da parceria da UFPE com a Petrobras, que contou com a Fundação na gestão administrativa do projeto. Por isso, é com imensa satisfação que a Fade-UFPE felicita esse Instituto de pesquisa tão comprometido com o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, reafirmando sua disposição para prestar apoio às iniciativas do i-Litpeg.

Confira abaixo alguns momentos dessa parceria:

LITPEG COMEMORA 5 ANOS COM MESA REDONDA SOBRE PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA

Em celebração aos cinco anos de existência, o i-Litpeg promoverá um evento na tarde de hoje, às 15h, no Auditório Principal do instituto. Destacando a importância das mulheres na ciência, o encontro contará com a mesa redonda “Mulheres na Ciência: Conquistas e Desafios”, mediada pela professora Glória Maria Vinhas. Também será divulgada a vencedora do prêmio Valdinete Lins, que é é direcionado à pesquisadoras que estejam desenvolvendo trabalhos no i-Litpeg sob a orientação de docentes do instituto. O evento será aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *