Perguntas Frequentes

Sobre a Fade-UFPE

O que é uma Fundação de Apoio, qual a finalidade da sua criação?

As Fundações de Apoio são entidades cujas atuações servem de base para que as ideias das Universidades possam se transformar em projetos com resultados imediatos e produtivos. Funcionam com o objetivo de apoiar os projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das Universidades e também das instituições de pesquisa (ICT’s) apoiadas.

Qual a natureza jurídica de uma Fundação de Apoio, como ela é qualificada e a qual legislação está subordinada?

A Fundação de Apoio, constituída na forma de fundação de direito privado e regida pelo Código Civil Brasileiro, é um organismo sem finalidade lucrativa e inserida no conjunto de organizações do terceiro setor. Possui como norma regulamentadora de sua atuação junto às Universidades a Lei nº 8.958/94 e o Decreto n.º 7.423/2010. A sua atuação como Fundação de Apoio é condicionada ao prévio registro e credenciamento no Ministério da Educação e Cultura (MEC) e no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com renovação bienal e fiscalização do Ministério Público onde se situa sua sede.

O que é a Fade-UFPE e como ela atua?

A Fade, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, foi fundada em 10 de agosto de 1981, para atuar no gerenciamento dos projetos desenvolvidos pela UFPE. Atualmente, a Fundação está autorizada a apoiar outras quatro instituições, a UFPB, a UNIVASF, o IFPE e o IF Sertão-PE, cuidando da formatação dos projetos, acompanhamento financeiro, realizando as aquisições e prestando contas dos recursos recebidos.

Que benefício a Fade-UFPE traz para as instituições apoiadas?

Amplia a capacidade de recebimento e utilização dos recursos destinados aos projetos de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, além de dar maior agilidade aos trâmites burocráticos necessários à administração dos projetos.

Como é a constituição da Fade-UFPE?

A estrutura orgânica da Fade é composta por:

1) Conselho de Curadores, órgão que define as diretrizes gerais de atuação da Fundação com mandato regular de 02 (dois) anos;

2) Secretaria Executiva, instância administrativa e executiva superior da fundação que, junto ao Conselho de Curadores e demais gestores, delibera e executa questões estratégicas, negociais e normativas relacionadas à administração da Fade e ao cumprimento do seu papel institucional;

3) Assessores, gerentes e demais colaboradores.

Como buscar o apoio da Fade-UFPE na gestão de projetos?

Quando um pesquisador tiver interesse em submeter um projeto a um determinado financiador, deverá procurar a Fade-UFPE para que, através da Fundação, o projeto seja submetido para aprovação e, caso o financiamento seja autorizado, executado com o apoio administrativo da Fade-UFPE. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Inovação e Captação de Projetos da Fundação pelos telefones (81) 2126-4631 | (81) 99164-7421 ou pelo e-mail andersonoliveira@fade.org.br

A Fade-UFPE pode participar de projetos de outras instituições além da UFPE?

Sim. A Fundação pode participar de projetos de qualquer uma das cinco instituições apoiadas (UFPE, UFPB, UNIVASF, IFPE e IF Sertão). Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Inovação e Captação de Projetos da Fundação pelos telefones (81) 2126-4631 | (81) 99273-0092 ou pelo e-mail arlindoteixeira@fade.org.br

A Fade-UFPE poderá apoiar outra instituição além da UFPE?

Sim, mediante autorização do MEC/MCTIC, conforme legislação vigente. Hoje, além da UFPE, a Fade apoia a UFPB, a UNIVASF, o IFPE e o IF Sertão.

Para que um projeto possa ser apoiado pela Fade-UFPE, ele deve ser aprovado antes pela UFPE, UFPB ou Univasf?

Sim. A Fundação não poderá atuar em projetos que não sejam do interesse da IFES ou ICT apoiada e que não tenham sido expressamente aprovados pelas instâncias competentes (Pleno dos Departamentos e Centros Acadêmicos e, em último caso, o Gabinete do Reitor). Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Inovação e Captação de Projetos da Fundação pelos telefones (81) 2126-4631 | (81) 99273-0092 ou pelo e-mail arlindoteixeira@fade.org.br

A Fade-UFPE pode ajudar o pesquisador a captar recursos para seu projeto?

Sim. A Fade-UFPE conta com uma Assessoria de Inovação e Captação de Projetos que pode auxiliar os pesquisadores na identificação de fontes e linhas de financiamento para o projeto. Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Inovação e Captação de Projetos da Fundação pelos telefones (81) 2126-4631 | (81) 99273-0092 ou pelo e-mail arlindoteixeira@fade.org.br

A Fade-UFPE financia projetos?

Não. A Fade não é uma fundação de amparo à pesquisa, tecnologia e inovação. Sua atividade é dar apoio na gestão e administração dos projetos desenvolvidos pelas IFES e ICT’s apoiadas.

Que tipos de projetos a Fade-UFPE apoia?

Projetos de Ensino – Quando envolver atividades não continuadas de ensino, referentes a cursos de pós-graduação lato sensu, stricto sensu (Mestrado Profissionalizante) ou cursos sequenciais de formação complementar para atendimento a demandas da comunidade e/ou atividades de ensino financiadas por órgãos ou empresas públicas e privadas, os quais serão responsáveis pelo custeio total ou parcial das atividades.


Projeto de Pesquisa e de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Quando representarem estudos, atividades de pesquisa científica e de inovação tecnológica propostos por pesquisadores da UFPE, com participação de docentes e/ou servidores técnicos e/ou alunos em trabalhos acadêmicos associados, internos ou externos a essa Universidade, por sua iniciativa ou atendendo a convites ou a editais públicos, com custeio total ou parcial das atividades por agentes externos.


Projetos de Extensão – Quando houver propostas de atuação na realidade social, de natureza acadêmica, com caráter educativo, social, artístico, cultural, científico ou tecnológico, e que cumpram os preceitos da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas de forma sistematizada e limitadas no tempo, com participação de docentes e/ou servidores técnicos e alunos, por sua iniciativa ou atendendo a convites ou a editais públicos, com custeio total ou parcial das atividades por agentes externos, podendo ser enquadradas as ações de extensão representadas por programas, cursos, eventos e produtos.


Projetos de Desenvolvimento Institucional – Quando envolver os programas, projetos, atividades e operações especiais, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, que levem à melhoria mensurável das condições da UFPE.


Projetos de Inovação – Quando introduzir novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos ou que compreenda a agregação de novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho.


Quais são os diferenciais da gestão de projetos da Fade-UFPE?

Modelo de gestão – Em 2014, a Fade-UFPE iniciou a implantação de um novo modelo de gestão. Os antigos Setores de Formatação de Projetos, Gestão de Convênios, Compras Nacionais e Prestação de Contas se uniram para formar os Núcleos de Gestão de Projetos, divididos de acordo com o financiador ou tipo de financiamento. Nos Núcleos são realizadas todas as fases do projeto, desde o planejamento e formatação, até a prestação de contas, passando pelas fases de acompanhamento e controle, execução financeira e aquisições. O novo modelo tem como premissa o conceito de Célula e como característica a Gestão Ativa, contando com a formação de equipes autônomas, ágeis e autogeridas, promovendo uma gestão participativa e integrada, focada na produtividade. Com a adoção dessa nova metodologia, a Fade-UFPE passa a agir de forma ativa, pois, além de atuar nas diversas fases da execução do projeto, agora planeja as etapas junto com o coordenador e sua equipe, além de demandar dos parceiros o cumprimento do que foi planejado.


Sistema informatizado para gerenciamento dos projetos – Moderna estrutura de TI e sistema de informática preparados para a melhor aplicação e otimização de ferramentas em auxílio à execução dos projetos.


Política de Comunicação – Maior coordenação, efetividade, coerência e sinergia às ações empreendidas, sempre buscando a manutenção do bom relacionamento com os parceiros.

Como os Núcleos de Gestão de Projetos estão organizados?

Os núcleos estão divididos por financiador ou tipo de projeto.


Núcleo Finep – Projetos financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), independentemente do Fundo Setorial relacionado.


Núcleo ANP – Projetos financiados pelas empresas concessionárias na exploração, desenvolvimento e produção da indústria de Petróleo e Gás estão alocados nesse núcleo.


Núcleo ANEEL – Projetos financiados pelas empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e projetos desenvolvidos com financiamento de Entidades Privadas ou Órgãos Internacionais.


Núcleo Informática – Projetos desenvolvidos pelas empresas beneficiárias da Lei de Informática estão dentro desse núcleo.


Núcleo de Convênios e Contratos Públicos (NCCP) – Projetos desenvolvidos com financiamento direto e/ou indireto das IFES apoiadas e projetos financiados por agentes públicos.


Núcleo de Cursos e Atividades Extensionistas (Nucae) – Projetos de Cursos de Especialização Lato ou Stricto Sensu e atividades de extensão.


Dúvidas sobre Recursos Humanos

Como ter acesso ao contracheque?

Acesse o site www.fade.org.br e, no menu principal, clicar no link “Serviços online”. Acesse o “Portal do Colaborador” e preencha o formulário de acesso com seu CPF ou matrícula e senha. Caso não possua cadastro ou não saiba a senha, siga as instruções na tela para criar uma nova.

Como solicitar férias e quando é creditado o pagamento de recesso?

Combine com o coordenador do projeto as melhores datas e solicite o recesso através de ofício, que deverá ser encaminhado para a Fade-UFPE com antecedência mínima de 30 dias. O pagamento estará disponível dois dias antes do início das férias.

Quando é pago o 13º salário?

A primeira parcela é paga até o dia 30 de novembro de cada ano, enquanto a segunda é paga até 20 de dezembro.

Como ter acesso ao informe de rendimentos?

Acesse o site www.fade.org.br e, no menu principal, clicar no link “Serviços online”. Acesse o “Portal do Colaborador” e preencha o formulário de acesso com seu CPF ou matrícula e senha. Caso não possua cadastro ou não saiba a senha, siga as instruções na tela para criar uma nova.

Como tenho acesso aos editais realizados pela Fade?

Acesse o site www.fade.org.br e, no menu principal, clique no link “Editais”. Neste campo do site é possível visualizar os editais com inscrições abertas, os que estão em andamento e os já finalizados.

Sobre Compras e Processos de Seleção Pública

Como posso me cadastrar para ser fornecedor Fade-UFPE?

Para fazer parte do quadro de fornecedores da Fade-UFPE, a empresa interessada deverá estar comprometida com a qualidade, disposta a estabelecer uma boa parceria e atender aos requisitos estabelecidos pelos órgãos regulamentadores. A empresa interessada deverá preencher um formulário com os dados cadastrais no Portal do Fornecedor, no site da Fade-UFPE. Caso o cadastro seja aprovado, o solicitante receberá um login e senha e estará habilitado para acessar o Portal do Fornecedor da Fade-UFPE e será o responsável pela atualização dos seus dados e documentos necessários. Para outras informações entrar em contato com o Núcleo de Gestão de Contratos da Fundação pelo telefone (81) 2126-4671/4663 ou pelo e-mail ngc@fade.org.br.

Posso indicar uma marca e modelo específica para contratação de um bem, seja de consumo ou permanente?

Desde que haja justificativa técnica que mensure qual a finalidade deste item para o Projeto, quais as características técnicas específicas que diferem o modelo/marca de todos os outros disponíveis no mercado, tornando este o único capaz de atender ao projeto. Devem restar claras as razões pelas quais o modelo/marca indicado(a) é tecnicamente indispensável para a execução das atividades inerentes ao projeto, destacando essas atividades. Para outras informações entrar em contato com a respectiva equipe de acompanhamento do Projeto na Fade-UFPE ou enviar a dúvida para o e-mail projetos@fade.org.br.

Posso exigir apresentação de amostra do bem seja de consumo ou permanente, como critério de avaliação da escolha do fornecedor?

Desde que haja justificativa quanto à necessidade da amostra e indicação no seu termo de referência, com as respectivas características técnicas exigidas. Caso não sejam cumpridas, o fornecedor será desclassificado, mediante parecer de avaliação da amostra pelo coordenador ou pela equipe técnica que ele designar (previamente indicada no Termo de Referência). A amostra só poder ser exigida do fornecedor a ser contratado, seguindo a ordem de classificação no processo de pesquisa de mercado. Para outras informações entrar em contato com a respectiva equipe de acompanhamento do Projeto na Fade-UFPE ou enviar a dúvida para o e-mail projetos@fade.org.br.

Posso adquirir um bem ou serviço no exterior?

Sim, desde que esteja previsto no plano de trabalho do seu projeto, incluindo as previsões das despesas acessórias para importação, pertinentes a sua solicitação, como frete, seguro de transporte, armazenagem etc., e em alguns casos os impostos (seja para importação de bens ou serviços). Ressaltamos que as importações também estão sujeitas aos procedimentos de escolha do fornecedor, com base na legislação pertinente a execução do seu projeto. Para outras informações entrar em contato com o Setor de Importações da Fundação pelos telefones (81) 2126-4604/4651/4642 ou pelo e-mail secomexfade@fade.org.br.

Ao receber um produto do fornecedor verifico que o mesmo não atende ao solicitado (quantidade e/ou especificação, e demais condições previstas na contratação), o que devo fazer? E se observamos as divergências apenas após a entrega/recebimento?

As especificações dos produtos contidas na Nota Fiscal (NF), com as explicitadas na Ordem de Fornecimento (OF), como também nas condições de prestação de serviço explicitadas na Ordem de Serviço (OS), devem ser confrontadas no momento da entrega/recebimento. Não havendo compatibilidade entre a NF e a OF ou OS, ou seja, as entregas de produtos ou serviços estejam em divergência com a compra e/ou contratação, em estado de apresentação não satisfatório, devem ser rejeitadas no momento da entrega e imediatamente informado a Fade-UFPE, para que sejam tomadas as providências que resultem no atendimento satisfatório da compra e/ou contratação. Todos os fatos ocorridos devem ser formalmente registrados a Fundação e se necessário com registro fotográfico. Se a verificação da divergência se der após a entrega, pelo código de direito do consumidor podemos cancelar a compra num prazo máximo de 07 (sete) dias, a partir do recebimento, e no caso de regularização do bem ou serviço inadequado, o direito de reclamação é inferior a 30 (trinta) dias para bens e serviços não duráveis e inferior a 90 (noventa) dias para bens e serviços duráveis, a partir da data de recebimento, mas ressaltamos que o fornecedor tem um prazo de 30 (trinta) dias para regularização. O cancelamento ou a regularização do produto ou serviço contratado, só pode ser solicitado se estiverem em desacordo com o que foi solicitado no momento da contratação, que se baseia na especificação contida no termo de referência e proposta aprovada pelo coordenador do projeto. Para outras informações entrar em contato com o Núcleo de Gestão de Contratos da Fundação pelo telefone (81) 2126-4671/4663 ou pelo e-mail ngc@fade.org.br.

Sobre Bolsas

A Fade-UFPE pode pagar bolsas? Quem pode receber?

Sim. Podem receber bolsas os participantes da equipe técnica dos projetos que possuam vínculo com as instituições apoiadas (docente, servidor técnico administrativo e aluno de curso técnico, de graduação e pós-graduação).

Que tipo de bolsas a Fade-UFPE pode pagar?

A Fade pode pagar bolsa de ensino, pesquisa, extensão e estímulo à inovação, conforme legislação vigente.

Como definir os valores das bolsas a serem pagas pela Fade-UFPE?

Os valores devem ser determinados por regulamento interno das instituições apoiadas ou do financiador do projeto. Na ausência de regulamento, deverão ser aplicados os parâmetros estabelecidos pelos órgãos oficiais de fomento nacionais.

O aluno pode acumular bolsa recebida através da Fade-UFPE?

Não. Pela Fade-UFPE, cada estudante vinculado só pode receber uma bolsa, referente a um único projeto.

Todas as modalidades de bolsa são isentas de impostos?

Não. São isentas apenas as bolsas de estímulo à inovação nos termos da legislação vigente.