Fade, UFPE e Prefeitura do Recife assinam convênio que amplia a testagem para COVID-19

Na manhã desta quarta-feira, 30, foi assinado virtualmente entre a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, o Município do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco o convênio que ampliará a testagem para Covid-19 por RT-qPCR (teste molecular com uso de cotonetes estéreis colocados no fundo do nariz e da garganta). Até o dia 28 de dezembro mais de 60.000 testes foram realizados. Desses, mais de 34.460 são referentes à cidade do Recife. Estiveram presentes na assinatura do convênio o Magnífico Reitor da UFPE Alfredo Gomes Macedo, a Secretária Executiva da Fade-UFPE Maira Pitta, o Prefeito do Recife Geraldo Júlio, o Secretário de Saúde do Recife Jailson Correia, o Procurador Geral do Municipal Rafael Figueiredo e a Professora Michelly Pereira, Pesquisadora do NUPIT responsável pelo convênio.

A Secretária Executiva da Fade-UFPE Maira Pitta comenta a importância da manutenção da testagem ampla para o controle da transmissibilidade viral: “Desde abril, durante o início da pandemia no Estado, a UFPE juntamente com vários pesquisadores uniram esforços para implementar e executar os testes moleculares por PCR em tempo real para o diagnóstico da Covid-19. Também é importante destacar que nossos laudos são emitidos em até 48h, contribuindo para uma maior contenção da doença.”

Atualmente, o Estado de Pernambuco contabiliza mais de 9.000 óbitos decorrentes de complicações trazidas pela Covid-19. Além disso, a média de ocupação de leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com suspeita ou positivos no diagnóstico da doença tem variado entre 70-80%, dado alarmante haja vista a quantidade de pessoas que segue infringindo orientações simples como evitar aglomerações e utilizar máscara ao sair de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.