DestaqueEventoNoticias

Fade-UFPE participa de evento no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia

Secretário executivo da Fundação marcou presença na apresentação do Instituto à nova gestão da Universidade

O Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (LITPEG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi apresentado, na quarta-feira (10), à nova gestão da UFPE, a partir de um tour pelas dependências do Instituto, inaugurado em março de 2019, e que nasceu como um importante instrumento de geração de inovação e produção de conhecimento no NE do Brasil. O evento contou com a presença do reitor da UFPE, Prof. Alfredo Gomes e do vice-reitor Prof. Moacyr Araújo, além de professores e pesquisadores convidados. A Fade-UFPE foi representada por seu secretário executivo, Prof. Artur Coutinho, e pela gerente de projetos Danielle Anizia. 

Durante o evento reiterou-se a importância do LITPEG e sua função estratégica – terceira onda de inovação para a UFPE, ao intensificar as ações voltadas para startups, que têm se disseminado entre jovens. Na UFPE, a primeira onda surgiu no Centro de Informática com a criação do CESAR, enquanto a segunda resultou no Porto Digital. Na ocasião, o vice-reitor da UFPE, Prof. Moacyr Araújo, comentou que “o LITPEG tem muita importância para a Universidade e a inovação, dada sua capacidade de reunir professores e pesquisadores de áreas diferentes, mas com objetos de estudo em comum, petróleo e gás, gerando riqueza de conhecimento e produção.”

Além disso, levantou-se a pauta da necessidade de manutenção do patrimônio – prédios, laboratórios e demais bens – da Universidade, bem como a melhoria da qualidade dos recursos oferecidos à comunidade acadêmica. Dentro desse contexto estão os planos inovadores para o antigo prédio da Sudene, agora pertencente à UFPE e posto como vitrine do bairro da Várzea, terceiro município que mais emprega no Recife.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *