DestaqueNoticias

Com mediação da Fade, SiDi visita LITPEG-UFPE em prospecção de parcerias

Com a intermediação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, o Sidi, um dos maiores institutos de ciência e tecnologia do Brasil, visitou na última segunda-feira, 21, o Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da Universidade Federal de Pernambuco (LITPEG-UFPE). O objetivo do encontro girou em torno do estreitamento de laços, reconhecimento de práticas científicas e tecnológicas e troca de experiências para prospecção de parcerias futuras.

“Nós fomos muito bem recebidos, tivemos a oportunidade de apresentar um pouco das nossas tecnologias e aprender com tudo que é feito aqui no LITPEG. A Fade teve um papel fundamental de fazer a intermediação e a gente espera no futuro desenvolver grandes projetos para melhorar tanto a nossa região, com o Brasil’, destacou o Gerente Executivo da SiDi Recife, Rogério Moreira.

Entre os presentes, representando a Fade-UFPE, estavam Danielle Anizia, Gestora de Projetos e Arlindo Teixeira, Assessor de Inovação e Captação de Projetos. O LITPEG foi representado pelos professores Paulo Lyra, Coordenador do LITPEG, e a PROPESQI-UFPE, pela Prof.ª Sávia Gavazza – Coordenadora de Articulação e Parcerias, por Aline Porto – Gestora Técnica de Articulação e Parcerias, e por Prof. Roberto Guerra – Diretor de Inovação e Empreendedorismo. Pelo HPCIn, a Vanessa Oliveira Ogg. Representando o SiDi estiveram presentes Rogério Moreira – Gerente Executivo da SiDi Recife, Matheus Souto – Gerente de Desenvolvimento da SiDi, Beatriz Oliveira – Supervisora de RH da SiDi, e Tadeu Vidal – Consultor de PD&I para Óleo e Gás da SIDi.

O foco do SiDi é criar soluções tecnológicas inteligentes para seus clientes e atualmente, com mais de 500 colaboradores, a plataforma se encontra nas cidades de Campinas, em São Paulo, e em Recife, no Pernambuco.

Também estiveram presentes, virtualmente, o Prof. Judith Kelner – Coordenadora do GPRV, o Prof. Antônio Barbosa – Vice-Coordenador do LITPEG, o Prof. Leonardo Guimarães – Coordenador da Cátedra Energi Simulation e a Prof. Silvana Bastos – Vice-Coordenadora do PADMEC.

Paulo Lyra, Coordenador do LITPEG, falou sobre a importância de receber a visita do Sidi na LITPEG – UFPE: “Essas visitas são fundamentais para fomentar essa interação universidade e empresa. A universidade está cada vez mais antenada e o laboratório está aberto para essas parcerias. O fato do SiDi se instalar em Recife é uma grande notícia, um potencial grande de interação entre nós e outros grupos de pesquisas.”

Nas palavras de Arlindo Teixeira, Assessor de Inovação e Captação de Projetos da Fade, “Recentemente em conjunto com a Fade, o SiDi e a UFPE submeteram uma proposta no edital Petrobras Oportunidades Públicas, com o Departamento de Engenharia Química da Universidade, no qual Tadeu Vidal foi o ponto focal SiDi. Estamos na torcida para que seja a grande primeira parceria entre a UFPE, Sidi e Petrobras”.
Construído com o apoio da Fade, o LITPEG-UFPE apresenta um dos maiores investimentos da Petrobrás em um único projeto da universidade pública brasileira. O instituto possui base estrutural e atualmente desenvolve projetos nas áreas de Petróleo, Gás Natural e Energias Renováveis.

Para saber mais sobre o SiDi, acesse: www.sidi.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *