DestaqueNoticiasPesquisa e inovação

Fade-UFPE, UFPE e Prefeitura do Ipojuca firmam parceria para elaboração de política pública

Esta quinta-feira (5), reuniram-se em Ipojuca, região metropolitana de Recife, gestores da Fade-UFPE, da Prefeitura do Ipojuca e da UFPE para a assinatura de um contrato de parceria, permitindo a realização de uma pesquisa e elaboração de proposta de políticas públicas de segurança e defesa social a serem implementadas no município do Ipojuca. O projeto será gerenciado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, com coordenação do Professor Jeronymo Libonati, ligado ao Departamento de Ciências Contábeis e Atuárias do CCSA e coordenador do Laboratório de Governança, Gerenciamento de Risco e Compliance (LabGRC) da UFPE.

Durante o ato de solenidade, múltiplos gestores dos três órgãos discursaram. Em seu discurso, a Secretária Executiva da Fade-UFPE, Professora Maira Pitta, destaca o alinhamento do projeto com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 da Organização das Nações Unidas: Paz, Justiça e Instituições Eficazes, bem como o histórico de parceria que a Fade-UFPE e a Prefeitura do Ipojuca vêm estabelecendo, com este sendo o segundo contrato estabelecido entre as duas partes. O Coordenador do Projeto, Professor Jeronymo Libonati, por sua vez, elogiou a inovação e rapidez da gestão ipojucana em firmar o contrato com rapidez, visando cumprir o artigo terceiro da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Com duração programada de 6 meses, com possibilidade de prorrogação via termo aditivo, tem valor estipulado de R$180.283,20. O início das atividades estão marcadas para a próxima semana, com reunião marcada para o dia 13. Uma equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social acompanhará sete pesquisadores do LabGRC ao longo de todo o projeto. A primeira fase será um estudo comparativo das normas e legislações municipais e nacionais vigentes. Em sequência, na segunda fase, será elaborada uma pesquisa estatística da situação da Segurança Pública do município do Ipojuca. Por último, será elaborada a proposta de política pública municipal em conformidade com a lei 13.675/2018.

A Prefeita do Ipojuca, Célia Santos, o Reitor da Universidade, Professor Alfredo Gomes e a Secretária Executiva da Fade-UFPE, Professora Maira Pitta, celebraram o fechamento da parceria e demonstraram otimismo quanto aos resultados para a segurança pública da população ipojucana. Esta última ressaltou ainda o orgulho da Fade-UFPE em participar desta parceria:

“A Fade-UFPE tem o orgulho de fazer parte desta parceria envolvendo a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura Municipal do Ipojuca, que irão elaborar em conjunto uma política pública de segurança e defesa social que com certeza trará impactos bastante positivos para toda a população ipojucana.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *