Pesquisa e inovaçãoProjetos

Implementação do Plano de Resíduos Sólidos da Região de Desenvolvimento Metropolitana de Pernambuco.

José Fernando Jucá, professor titular do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), da UFPE, é o coordenador do projeto de pesquisa intitulado por “Implementação do Plano de Resíduos Sólidos da Região de Desenvolvimento Metropolitana de Pernambuco (PRS-RDM/PE)”, junto à professora Maria Odete Mariano, da UFPE, e ao professor Sérgio Peres, da UPE. A iniciativa conta com o apoio financeiro da The United Nations Industrial Development Organization (UNIDO), do governo do estado de Pernambuco e o apoio administrativo da Fade-UFPE. Este trabalho teve início em fevereiro de 2022. 

O projeto de pesquisa tem o objetivo geral de realizar a elaboração do projeto de remediação do lixão de Céu Azul em Camaragibe, bem como definir uma rota tecnológica com o aproveitamento da fração orgânica para tratamento anaeróbio em biodigestores dos resíduos sólidos do Distrito de Fernando de Noronha. Para tanto, serão feitos estudos referentes ao potencial de contaminação da área do lixão de Céu Azul para a partir destes estudos, definir e elaborar o projeto de recuperação ambiental da área. No que se refere a Fernando de Noronha, inicialmente serão realizados estudos para se avaliar a composição dos resíduos e seu potencial de geração de energia para, posteriormente, se avaliar a viabilidade para a utilização de biogás em Fernando de Noronha para geração de energia e tratamento de resíduos sólidos.

Em 2020, o lixão do bairro de Céu Azul, situado em Camaragibe, foi o último em atividade a ser fechado na Região Metropolitana do Recife. Assim, embora o encerramento represente um avanço no combate à forma inadequada de disposição final de rejeitos, nota-se que é necessário promover a remediação da área, tendo em vista que a ausência dessa medida pode manter diversas implicações ambientais e sociais negativas. Na etapa inicial do projeto foi feito um diagnóstico ambiental da área, a partir de levantamentos técnicos para a caracterização física, topografia, sondagens geotécnicas, avaliação das emissões de gases de efeito estufa, infiltração de água no solo e na massa de resíduos aterrada, ensaios físico-químicos nas águas superficiais e subterrâneas do entorno do antigo lixão para avaliação da contaminação. Com estas informações consolidadas, já está em fase de elaboração o projeto de remediação da área degradada. 

Durante a execução do diagnóstico ambiental ocorreram várias visitas à Prefeitura de Camaragibe e conversas formais com a equipe e com a própria Prefeita. Assim, além dos aspectos técnicos necessários para recuperação de uma área que consta de um projeto de retaludamento da área, sistema de drenagem de lixiviados e gases, Sistema de tratamento de chorume, e Paisagístico, está sendo prevista uma indicação de uso futuro da área, de acordo com as necessidades levantadas pela própria Prefeitura. Assim, a iniciativa irá beneficiar diretamente a população da Região Metropolitana, em especial o município de Camaragibe, com mais de 150.000 habitantes, e contribuirá com a proteção ao meio ambiente. 

O 2º grande objetivo desta, está voltado para a avaliação do potencial de tratamento dos resíduos orgânicos do Distrito de Fernando de Noronha pela tecnologia de biodigestor. A ação será possível a partir da biodigestão anaeróbica, com aproveitamento energético do biogás na ilha, o que é uma oportunidade que se coloca frente à composição de orgânicos nos resíduos e à condição insular de Noronha. Para atingir o objetivo, os estudos avaliaram inicialmente a composição dos resíduos e o seu potencial de geração de energia para, daí em diante, investigar a viabilidade da utilização de biogás em Fernando de Noronha na geração de energia e tratamento de resíduos sólidos. 

Assim, tem sido feito um levantamento dos resíduos úmidos (fração orgânica dos RSU) gerados em Fernando de Noronha, qualitativa e quantitativamente, e, destes, foram analisados os que podem ser utilizados no processo de fermentação anaeróbia – baseado nos resultados referentes à produção de biogás (quantidade e composição) para a determinação do potencial de geração de energia elétrica utilizando estes resíduos. Atualmente, encontra-se na fase de elaboração o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) para a valorização energética destes resíduos.

Salienta-se que os resíduos urbanos da Ilha de Fernando de Noronha são transportados de barco para Recife, em uma viagem que dura cerca de 40 horas e costuma acontecer quatro vezes por mês. Estando na Região Metropolitana, o lixo é distribuído entre usinas de reciclagem e um aterro sanitário. No entanto, com a realização do trabalho que viabilizará o aproveitamento da fração orgânica por meio da biodigestão, os custos de tratamento e disposição dos resíduos poderão ser reduzidos, beneficiando uma população de aproximadamente 3.300 noronhenses. Além disso, o projeto poderá ser incluído na agenda ambiental e ser um meio de garantir energia renovável para o Distrito. 

É importante destacar que os participantes deste projeto de pesquisa, são todos mestres e doutores com experiência nos estudos de biomassa e geração de energia. Essa equipe, formada por especialistas no desenvolvimento de projetos de biodigestão, já participou de projetos do programa P&D-ANEEL – no setor de biodigestão e experiência laboratorial no desenvolvimento da parte experimental –; atuou no desenvolvimento do EVTEA; no projeto de valorização energética de resíduos sólidos urbanos, e tem prática na determinação do potencial de geração de biogás e nas suas aplicações de uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *