Desenvolvimento institucionalDestaqueEducaçãoEnsinoEventoNoticiasPesquisaPesquisa e inovaçãoTecnologia

UFPE e EMPREL assinam acordo de parceria em P&D

A solenidade aconteceu no Centro de Informática e a gestão financeira do projeto será da Fade-UFPE

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (13),  no anfiteatro do Centro de Informática da UFPE, a solenidade que marcou a assinatura do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, celebrado entre a UFPE, a sua Fundação de Apoio (Fade-UFPE) e a Empresa Municipal de Informática (EMPREL). Uma vez estabelecido, o acordo torna oficial o Programa de Residência em Desenvolvimento de Software em parceria com a EMPREL, destinado a profissionais graduados em cursos da área de T.I., como Ciência da Computação. 

O Programa de Residência visa especializar e aprimorar estudos de dezoito bolsistas, que terão direito a aulas especiais com professores do Centro de Informática da UFPE e a oportunidade de trabalhar em projetos da EMPREL, pondo em prática os conhecimentos adquiridos. “Esta é uma parceria entre a UFPE e a Prefeitura do Recife, que busca formar desenvolvedores de software combinando especialização e prática. Esperamos ampliar as relações com a Prefeitura e assim fortalecer as instituições públicas”, comenta o Prof. Alfredo Gomes, reitor da Universidade.

Momento da assinatura do acordo durante a solenidade. Foto: Assessoria de Comunicação Fade-UFPE

O projeto busca preparar profissionais para o mercado de trabalho, beneficiando também a sociedade pernambucana em geral, como explicita o Prof. Moacyr Araújo, vice-reitor da UFPE: “Essa iniciativa está completamente alinhada à nossa ideia de ter muito mais do que uma Universidade Federal de Pernambuco, e sim uma Universidade Federal Para Pernambuco.” 

O diretor-presidente da EMPREL, Eugênio José Batista Antunes, revela grande entusiasmo ao falar sobre o Programa de Residência e considera que se trata de um projeto benéfico para todas as partes. “A UFPE e o CIn reafirmam o compromisso com a Tecnologia da Informação no estado de Pernambuco, particularmente em Recife, com uma atuação aplicada sob o ponto de vista de estar junto ao mercado de trabalho e à formação da cidade. Isso nos colocou como um pólo de tecnologia para o Brasil que se firma ano a ano. A EMPREL ganha bastante com essa parceria, visto que receberemos pessoas já graduadas na área de T.I., cursando uma especialização de renome nacional.”

A Fade-UFPE será responsável pelo apoio administrativo requerido pelo Programa de Residência. Prof. Artur Coutinho, secretário executivo da Fundação, reafirma a satisfação com o projeto e interesse em intensificar parcerias com a EMPREL: “O CIn tem sido uma marca da UFPE no sentido de inovação e de formação de massa crítica de alto nível, que é justamente o que o Programa de Residência se propõe a fortalecer. A Fade-UFPE está de portas abertas para que possamos desenvolver cada vez mais projetos dessa magnitude.”

A solenidade contou, ainda, com a presença do Prof. José Suruagy, vice-diretor do CIn, além de representantes da EMPREL, do CIn e da UFPE. 

3 thoughts on “UFPE e EMPREL assinam acordo de parceria em P&D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *