EnsinoExtensão e culturaNoticiasPesquisa e inovaçãoProjetos

Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade é reaberta após Reformas

No dia 5 de abril de 2023, a Farmácia Escola Carlos Drummond de Andrade, situada no Campus Recife, foi reaberta após reformas. Vinculada ao Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF), da Universidade Federal de Pernambuco, a Fade-UFPE atua na gestão administrativo-financeira da iniciativa.  

Na solenidade de abertura estiveram presentes o Reitor da UFPE, Prof. Alfredo Gomes; o Vice-Reitor, Prof.Moacyr Araújo; a pró-reitora de graduação, Prof.ª Magna do Carmo Silva; a coordenadora da Farmácia Escola, Prof.ª Rosali Maria Silva, e o vice-coordenador, Prof. Antônio Faria. Também estiveram presentes professores, técnicos, estudantes, representantes das Secretarias de Saúde do Recife e do Estado de Pernambuco. Representando a Fade, compareceram a Secretária Executiva, Prof.ª Maira Pitta, e a Gerente de Projetos, Sâmia Sindeaux. 

Maira Pitta, Moacyr Araújo, Alfredo Gomes, Rosali Maria Silva, Antônio Faria e Sâmia Sindeaux. 

Desde a sua criação, a Farmácia Escola é um espaço voltado para a formação, elaborando trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que atendem ao campo da farmacotécnica e de tecnologia farmacêutica, além de produzir medicamentos padrões e medicamentos novos. A integração do ensino ao serviço potencializa o aprendizado dos estudantes, pois eles conseguem vivenciar o mundo do trabalho real. A equipe é composta por farmacêuticos, estudantes da graduação de farmácia, da UFPE, e do curso técnico de química, do IFPE. 

Naiara Reis, Rodrigo Luz e Júlia Morais (graduandos de farmácia, integrantes da Farmácia Escola).

Desempenhando uma função social, a reabertura do espaço voltará a beneficiar alunos, professores, funcionários da UFPE, membros das comunidades circunvizinhas e os pacientes do Hospital das Clínicas – vindos da capital e do interior do estado. “Vamos retomar os serviços para a comunidade com aferição de pressão arterial e exames de glicemia no final de abril ou começo de maio. Depois, voltaremos a oferecer medicamentos manipulados”, destacou Rosali Maria Silva. 

Na cerimônia, a Chefe do Departamento de Ciências Farmacêuticas, Elba Lúcia Amorim, ressaltou sobre a importância da Farmácia Escola para a instituição e a sociedade. O Vice-Reitor Moacyr Araújo apontou que a valorização das ciências da saúde é absolutamente necessária para o nosso país. Além disso, o Reitor Alfredo Gomes elogiou o empenho de todos os envolvidos nessa reabertura: reitoria, departamento, equipe de farmacêuticos, Fade-UFPE e outros órgãos externos, concluindo que a universidade pública é uma instituição estratégica, um patrimônio do povo brasileiro. 

Daniela Feitosa (Vice-diretora do CCS), Moacyr Araújo, Elba Lúcia, Rosali Maria Silva, Alfredo Gomes e Cinthia Alves (Diretora do CCS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *