DestaquePesquisaPesquisa e inovaçãoTecnologia

Fade, UFPE e Energi Simulation renovam parceria da Cátedra Industrial de Pesquisa em Modelagem de Reservatórios e Otimização Robusta

A parceria demonstra êxito de integração entre academia e indústria, além da internacionalização da Universidade

Via Ascom UFPE

No 1º dia de novembro de 2020, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade), renovou parceria com a Energi Simulation, fundação sem fins lucrativos sediada em Calgary (Canadá). O acordo oferece patrocínio à “Industrial Research Chair in Reservoir Modelling and Robust Optimization” (“Cátedra Industrial de Pesquisa em Modelagem de Reservatórios e Otimização Robusta”) e foi firmado pelo reitor da UFPE, Prof. Alfredo Gomes, e pelo presidente da Energi Simulation, Duke Anderson.

Com foco na indústria do petróleo, a Cátedra de Pesquisa Industrial funciona no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UFPE, no Campus Recife, e sua equipe encontra-se em operação no Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (Litpeg) da UFPE, também no Campus Recife. Por meio de um grupo multidisciplinar, composto por dez professores e 40 alunos de pós-graduação das áreas de Engenharia, Geologia, Matemática e Ciência da Computação, são desenvolvidas pesquisas, além da formação especializada para atuação na área de simulação computacional de reservatórios de petróleo.

O acordo de patrocínio possibilita que a Energi Simulation invista na UFPE, integrando academia e indústria. A parceria recém-renovada estabeleceu um montante de 180 mil dólares canadenses ao ano, pelo período de três anos, destinados à UFPE. Os recursos entram na Universidade por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE), que realiza a administração financeira, de recursos humanos e aquisição de bens, dentre outros serviços de apoio ao projeto de pesquisa e inovação. 

“A parceria firmada com a entidade vem a fortalecer as questões relativas à internacionalização e também o protagonismo da UFPE no cenário internacional. É interessante marcar que, no último ano, a UFPE vem firmando cada vez mais parcerias, e essa renovação com assinatura recente aponta para isso”, pontuou o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz. “É o reconhecimento do trabalho do professor Leonardo [Guimarães], mas também o reconhecimento de um reposicionamento institucional da UFPE”, completou.

A Cátedra Industrial de Pesquisa em Modelagem de Reservatórios e Otimização Robusta teve início, há 11 anos, por indicação da UFPE à Energi Simulation pela Petrobras, com a qual a Universidade mantém diversas parcerias. De lá para cá, o trabalho conjunto com a fundação canadense já apoiou 87 alunos de pós-graduação com bolsas e auxílios a pesquisas sobre simulação numérica de reservatórios de petróleo. Soluções concretas em áreas afins também têm sido desenvolvidas pela equipe.

Mais informações

Professor Leonardo José do Nascimento Guimarães

leonardo.guimaraes@ufpe.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *