English English Français Français Deutsch Deutsch Português Português Español Español

UFPE promove workshop online para apresentar resultados de pesquisas relacionadas à COVID-19

O evento reúne a apresentação de cerca de 94 projetos e ações de pesquisa da UFPE de diferentes áreas de conhecimento

Começando hoje (19) e se estendendo pelos próximos dias 20 e 21 de outubro de 2020, o Comitê Científico Extraordinário da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a COVID-19, em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), promove o II Workshop de Pesquisa COVID-19 da UFPE. Ao longo do workshop, os(as) pesquisadores(as) contemplados(as) pelo Edital 06/2020 – PROPESQI e os(as) que tiveram trabalhos publicados no Observatório da UFPE farão apresentações orais acerca das pesquisas em plataforma online. 

O evento reúne 94 projetos e ações de pesquisa da UFPE. Algumas já foram publicadas no Observatório UFPE | COVID-19, outras fazem parte de projetos que receberam financiamento da PROPESQI via recursos do MEC. A Fade-UFPE foi grande parceira da Universidade na realização dos projetos de pesquisa e combate ao coronavírus, auxiliando na captação de recursos e atuando como facilitadora nos processos.

A professora Carol Virgínia Góis Leandro, presidente do Comitê Científico Extraordinário, comenta o desenvolvimento das pesquisas: “Tão logo se deu o início da pandemia, os professores foram convocados e elaboraram projetos de pesquisa. Agora, sete meses depois, estaremos apresentando à sociedade o andamento dessa vasta produção. Muitos [projetos] já foram finalizados, outros estão em acompanhamento. Esta será uma grande oportunidade não somente para a comunidade acadêmica da UFPE, mas também para a sociedade, que poderá acompanhar o investimento que tem sido feito na ciência para o combate ao coronavírus.”

O workshop vai tratar dos quatro eixos de pesquisa estabelecidos: Diagnóstico e Identificação do Vírus; Políticas Públicas, Sociedade e Economia; Indústrias Criativas e Temáticas Interdisciplinares. “Já vamos ter resultados sobre o sequenciamento de DNA e várias outras pesquisas relacionadas aos métodos de diagnóstico, pesquisas de cunho socioeconômico e estudos de intervenção, elaboração de dispositivos e aplicativos que lidam com inteligência artificial e formas de diagnóstico rápido, além de projetos com temáticas transversais, que falam de diversas áreas de conhecimento”, explica a professora Carol Leandro. 

Cada apresentação terá entre 5 e 10 minutos de duração. A cerimônia de abertura foi transmitida ao vivo pelo YouTube e está disponível para visualização no site da UFPE, assim como as palestras, que serão gravadas e disponibilizadas. O link para a sala virtual em que acontece o evento é: meet.google.com/fpe-vnim-iyp

Clique aqui para conferir a programação completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *