Desenvolvimento institucionalDestaqueNoticias

Fade-UFPE e Hospital das Clínicas se reúnem em planejamento estratégico

O momento foi propício para sanar dúvidas e discutir tendências de inovação na área de saúde e no setor médico-hospitalar, bem como expectativas para a parceria

Foto: Giovanna Duarte | Ascom Fade-UFPE

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) e o Hospital das Clínicas (HC-UFPE) promoveram reunião de planejamento estratégico nesta sexta-feira (16) pela manhã. Ao todo, 15 representantes das instituições participaram do evento, que teve como objetivo estreitar as relações entre Fade e HC para impulsionar projetos de pesquisa e inovação.

A Fade-UFPE tem buscado intensificar cada vez mais o trabalho de captação de projetos e fomentar a inovação junto às instituições parceiras. O Secretário Executivo da Fundação, Prof. Artur Coutinho, esteve presente na reunião e falou sobre o cenário que se espera a partir da parceria: “A expectativa é que possamos criar conjuntamente um plano de ações nas linhas de excelência do Hospital das Clínicas, a fim de que os pesquisadores executem projetos de inovação com muito mais agilidade através da Fundação.”

A reunião foi pautada nas competências e ampla área de atuação da Fundação, tipificação, fluxo e capital para fomento de projetos, além dos diferentes serviços oferecidos. O momento foi propício para sanar dúvidas e discutir tendências de inovação na área de saúde e no setor médico-hospitalar, bem como expectativas para a parceria. “Esta aproximação do Hospital das Clínicas com a Fade-UFPE é um marco para que mais projetos de pesquisa da área de inovação e assistência à saúde sejam executados. Nossa expectativa é de que a Fundação seja uma grande facilitadora para aglutinar parcerias externas que possam, em conjunto com a produção de conhecimento gerada a partir do Hospital e da Universidade [Federal de Pernambuco], trazer dividendos para a sociedade”, comenta Luiz Alberto Mattos, Superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE. 

Segundo Claudia Marques, Gerente de Ensino e Pesquisa do HC, o Hospital já possui projetos de inovação e visualiza a parceria com a Fade como um passo importante para incentivo à pesquisa. “A perspectiva deste estreitamento de laços entre a Fade e o Hospital das Clínicas é que a partir de agora possamos fomentar projetos voltados para inovação e melhoria de capacitação para pesquisa que temos aqui no HC. Acredito que essa parceria vai ajudar a alavancar o Hospital nesse sentido, colocando-o em um cenário nacional ou até mesmo internacional em pesquisa e inovação”, afirma Claudia.

Representantes da Fade-UFPE e do Hospital das Clínicas durante reunião de planejamento estratégico. Foto: Giovanna Duarte | Ascom Fade-UFPE

Estiveram presentes na reunião, além do Prof. Artur Coutinho, o Coordenador Executivo Paulo Guedes; Cinthia Santos, Assessora de Captação de Projetos; Arlindo Teixeira, Assessor de Inovação; Rebeca Pernambuco, Assessora Jurídica; Rosali Albuquerque, Assessora de Planejamento; Giovanna Duarte, Assessora de Comunicação; Danielle Anizia, Gerente de Projetos; Sâmia Sindeaux, Gerente Financeira e de Projetos e Iraci Pereira, Gerente de Recursos Humanos.

Representando o Hospital das Clínicas, participaram da reunião o Superintendente Luiz Alberto Mattos, a Gerente de Ensino e Pesquisa, Claudia Marques; o Gerente Administrativo, José de Arimatea Rocha Filho; o Gerente de Atenção à Saúde, Filipe Carrilho e o Chefe da Divisão Administrativa Financeira, Lamartine Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *