Rede Clima, coordenada pelo vice-reitor da UFPE, promove ações de combate à COVID-19

Objetivo é contribuir com as iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

Foto: Reprodução da internet

Via Ascom UFPE

Coordenada pelo vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor Moacyr Araújo, a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) está atuando no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Estruturada em 16 sub-redes temáticas, a Rede Clima destacou duas delas – Saúde e Economia – para contribuir com as iniciativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

De acordo com informações da Rede Clima, a sub-rede Saúde está trabalhando na avaliação da situação epidemiológica atual e na projeção de cenários causados pela expansão da COVID-19 no país. Já a sub-rede Economia está contribuindo para mapear os impactos econômicos das medidas de prevenção e os efeitos das políticas de emergência para enfrentamento dos impactos econômicos causados pela pandemia, a fim de colaborar na elaboração de políticas públicas. Segundo o professor Moacyr Araújo, a rede conta com quase 100 pesquisadores (incluindo professores e pós-doutorandos da UFPE), além dos coordenadores das sub-redes, que trabalham sistematicamente e ativamente nas questões ligadas ao clima. 

Instituída pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia em 2007, a Rede Clima é um importante pilar de apoio às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas para atender às necessidades nacionais de conhecimento sobre mudanças do clima, incluindo a produção de informações para formulação de políticas públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *