EventoNoticiasPesquisaPesquisa e inovaçãoTecnologia

Pesquisadores da UFPE apresentam resultados preliminares das ações de pesquisa e combate ao coronavírus

Workshop online tratou dos quatro eixos temáticos dos planos e projetos de pesquisa da Universidade. Evento aconteceu das 09h às 18h desta quinta-feira (28)

Aconteceu nesta quinta-feira (28) o “I Workshop de Pesquisa da UFPE sobre o Enfrentamento da Covid-19”, uma realização da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e do Comitê Científico para o Enfrentamento da Covid-19. O evento virtual reuniu os coordenadores dos projetos e planos de pesquisa aprovados no Edital Propesq nº 06/2020 – Emergencial de Credenciamento e Fomento de Projetos, Visando Ações para o Diagnóstico e Prevenção da Covid-19 e que integram o Observatório de Pesquisa da Covid-19. O workshop online foi aberto ao público e transmitido pelo Google Meets.

O objetivo do workshop foi viabilizar a apresentação e compartilhamento de resultados preliminares dos planos e projetos de pesquisa por eixo temático. No primeiro bloco de apresentações, que ocorreu das 09h às 11h, o foco foi o eixo de “Diagnóstico e Identificação do Vírus”. A exposição contou com projetos como a “Identificação de marcadores proteômicos do hospedeiro”, que visa identificar potenciais marcadores entre amostras de pacientes para estabelecer sintomatologia, grupos de risco e testagem para o coronavírus. A listagem completa com todos os projetos do eixo e seus respectivos objetivos está disponível no Observatório da UFPE

Além de diagnóstico e identificação do coronavírus, existem ainda outros três eixos temáticos, cujas apresentações ficaram reservadas para o segundo bloco do workshop. Começando a partir das 14h30 e com estimativa de finalização para as 18h, os pesquisadores envolvidos nas temáticas “Políticas Públicas”, “Economia e Sociedade” e “Indústrias Criativas” falaram sobre projetos como “Avaliação dinâmica da capacidade de atendimento hospitalar à Covid-19: um estudo baseado em simulação computacional”; “Análise comparativa das condições morfológicas ambientais e urbanísticas para a identificação de fatores favoráveis à disseminação da Covid-19 na zona norte da cidade do Recife” e “Sistema de detecção, monitorização e prognóstico preditivo para Covid-19 usando imagens de raio-x e CT e aprendizagem profunda (deep learning)”. Confira a lista completa de cada eixo temático clicando nos links disponibilizados em seus respectivos títulos.

A partir dos resultados obtidos no workshop, a Propesq e o Comitê Científico publicarão o I Boletim de Pesquisa sobre o Enfrentamento da Covid-19, que falará mais sobre as ações que estão sendo realizadas pela UFPE em relação ao vírus, inclusive os resultados obtidos até o momento. 

Texto produzido com informações da Ascom UFPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *