EventoNoticias

Em live, reitores debatem a importância das universidades durante a pandemia

Conferência integrou o Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Via Ascom UFPE; com informações da assessoria da UFRPE

“Universidade e Pandemia” foi o tema da conferência online que ocorreu na última sexta-feira (29), com a mediação da professora Maria José de Sena, ex-reitora da UFRPE, e dos reitores Alfredo Gomes (UFPE), Rui Oppermann (UFRGS) e Cleuza Maria Sobral Dias (Furg). A reunião integrou o Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que aconteceu de 18 a 29 de maio, transmitido pelo canal da TV UFBA no YouTube

O objetivo da conferência foi colocar em pauta o papel das universidades brasileiras neste tempo de pandemia. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual participaram 52 das 68 universidades federais, foram registrados mais de 2.500 leitos normais e outros 610 leitos em UTIs nos hospitais das instituições. Mais de 1.170 pesquisas tratam especificamente da Covid-19 atualmente.

São 109 ações de produção de álcool gel e produtos sanitizantes, com mais de 1 milhão de litros de álcool em gel e 910 mil litros de álcool líquido produzidos. As universidades também têm realizado ações de produção de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo a Andifes, são 118 ações desse tipo, com a produção de mais de 250 mil máscaras de proteção facial (face shields), 103 mil máscaras de tecido, 12.500 viseiras de proteção, 29 mil pares de luvas, 6.600 aventais, 2 mil capuzes, 10 mil toucas e 227 sondas nasotraqueais.

As universidades federais também vêm aplicando testes para identificação da Covid-19, sendo realizados uma média 2.600 testes por dia e mais de 56 mil já efetuados pelas federais brasileiras. Juntas, as Ifes somam 453 ações solidárias, 255 parcerias com prefeituras, 102 parcerias com governos estaduais, além de mais de 1.200 campanhas educativas e outras 872 ações diversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *