Inaugurada a nova etapa da construção do bloco E do CIn

Por: Ascom UFPE

Foto: Passarinho

O reitor Alfredo Gomes inaugurou hoje (17) a nova etapa do Bloco E do Centro de Informática (CIn) da UFPE, em cerimônia realizada no 1° andar do bloco E do CIn que contou com a presença do vice-reitor Moacyr Araújo; do ex-reitor Anísio Brasileiro; dos professores André Santos e José Augusto Suruagy, diretor e vice-diretor do CIn; Oussama Naour, pró-reitor de Extensão e Cultura (Proexc); Carol Leandro, pró-reitora de Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq); e Carlos Falcão, superintendente de Infraestrutura da UFPE. Também estavam presentes Paulo Guedes, coordenador executivo, e Sâmia Sindeaux, gerente de finanças e de projetos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade); e Júlio Glasner, servidor do CIn e representante dos técnicos administrativos; além de professores, servidores e alunos do centro.

Novo prédio custou R$ 4,1 milhões. Foto: Passarinho

A nova etapa do prédio possui aproximadamente 2 mil m², destinados a salas de aulas, laboratórios e salas de reunião. “Ficamos muito felizes com essa expansão de salas de aulas e áreas de pesquisa, que vão fortalecer a nossa pós-graduação”, afirmou André Santos, animado com a inauguração. O investimento nas obras de construção da nova etapa foi de R$ 4,1 milhões.

Realizado por meio de um convênio entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Núcleo de Excelência em Aprendizado de Máquina (Neam), a UFPE (tesouro) e com recursos próprios do CIn, as novas dependências do bloco E buscam ser sede de projetos tecnológicos. Em especial, na área de inteligência artificial. “[O prédio] é muito importante para ampliar as possibilidades de colaboração com outras universidades, com a indústria, principalmente, na área de inteligência artificial, que é justamente o projeto Finep que viabilizou grande parte do prédio”, disse André, que também alegou que alguns laboratórios serão destinados exclusivamente para a pesquisa sobre inteligência artificial. O vice-reitor Moacyr Araújo ressaltou a importância do investimento massivo em inteligência artificial, que “pode e deve ser desenvolvida de forma interativa”.

Paulo Guedes, coordenador executivo, e Sâmia Sindeaux, gerente de finanças e de projetos da Fade-UFPE durante inauguração do bloco. Foto: Arquivos da Ascom Fade-UFPE

O reitor Alfredo Gomes refletiu sobre a relação entre a inovação, a academia, a sociedade e a sustentabilidade da própria Universidade. “O CIn é um caso que reúne essas características, uma capacidade enorme de fazer inovação, de fazer transformação e de trazer o conceito de universidade sustentável, a que consegue, portanto, equilibrar fontes diferentes de financiamento em torno de um projeto estratégico. Isso que é a beleza”, afirmou. Alfredo ainda falou sobre a realização de planos conjuntos de atuação da educação na sociedade no processo de formação, em conjunto com os municípios e o estado, considerando a inovação como ponto chave de tal ação.

A construção do prédio teve início ainda na gestão do ex-reitor Anísio Brasileiro, que falou sobre o protagonismo social da UFPE e a colaboração do CIn para tal. “O protagonismo das tecnologias digitais tem que ser um protagonismo público […] Nós temos, aqui no Brasil, um centro de informática voltado para essa temática”, disse Anísio. O professor ainda ressaltou o perfil coletivo e a visão estratégica da administração do CIn.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comunicado

Aos profissionais que trabalharam no concurso da UFPE e que estão com toda a documentação correta, informamos as datas para que o processamento do pagamento seja efetivado, de acordo com o dia trabalhado:

01/12 – Pagamento será efetivado até o próximo dia 27 de dezembro de 2019;
07/12 a 15/12 – Pagamento será efetivado entre 07 e 17 de janeiro de 2020.

Agradecemos a compreensão de todos e desejamos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!