Fade-UFPE no combate à COVID-19
A partir do fim de março de 2020, com o aumento da propagação do coronavírus no Brasil e no estado de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE) desenvolveram ações para contribuir com a pesquisa e que pudessem auxiliar no combate à pandemia do coronavírus.
Laboratórios da Universidade se empenharam em avançar nas pesquisas acerca do novo vírus, realizando testes e pensando em alternativas inovadoras para retardar os efeitos nocivos da pandemia, enquanto a Fundação ficou responsável por administrar os projetos, cuidando de toda a parte burocrática para que os pesquisadores pudessem se dedicar aos estudos e ao trabalho de investigação.
À época, o então secretário executivo da Fade-UFPE, professor Artur Coutinho, declarava: “nesse momento tão difícil, a Fundação soma esforços à UFPE para dar um retorno rápido à sociedade no tocante à disponibilização de uma infraestrutura técnico-científica capaz de responder aos desafios impostos pela pandemia”.
CHAMADAS PÚBLICAS
Foram formalizadas quatro chamadas públicas para doações aos projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA), pelo Núcleo de Telessaúde (NUTES) e pelo Núcleo de Pesquisas em Inovação Terapêutica Suely Galdino (NUPIT), além do projeto de auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica por conta da pandemia. Os três projetos laboratoriais visaram o combate ao coronavírus, desenvolvendo métodos de diagnósticos e terapêuticos, aplicação de teste e realização de monitoramento clínico à distância. Confira:
- A Chamada Pública nº 01/2020 teve como objetivo o auxílio financeiro às ações desenvolvidas pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) no projeto denominado “Combate de infecções, incluindo o coronavírus e doenças degenerativas, através do desenvolvimento de métodos de diagnósticos e métodos terapêuticos”.
- A Chamada Pública nº 02/2020 teve como objetivo o auxílio financeiro às ações desenvolvidas pelo Núcleo de Telessaúde (Nutes) da UFPE, no projeto denominado “Telemonitoramento clínico para enfrentamento a síndromes gripais e Covid-19”. O projeto tem previsão de desenvolvimento em um período de dois anos.
- A Chamada Pública nº 03/2020 teve como objetivo a doação de recursos para contribuir para o Núcleo de Pesquisas em Inovação Terapêutica Suely Galdino (Nupit) no projeto intitulado “Pandemia da Covid-19: realização de testes diagnósticos, investigação de biomarcadores prognósticos e de desfecho e síntese de moléculas para atender a demanda do SUS”.
- A Chamada Pública nº 04/2020 teve como objetivo reunir recursos financeiros para auxiliar famílias de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica em decorrência da pandemia de COVID-19.
SISTEMA DE DOAÇÕES EXCLUSIVO
A Fade-UFPE, ao pensar na urgência do tema e na importância de facilitar o processo de doação e angariar recursos para os laboratórios da UFPE, desenvolveu um sistema exclusivo para que pessoas e empresas pudessem doar de forma segura e rápida.
Em entrevista à Ascom Fade-UFPE, Rosali Albuquerque, assessora de planejamento da Fundação, afirmou que: “As universidades possuem competência técnica para o desenvolvimento de pesquisas no combate à COVID-19. Contudo, a falta de recursos, especialmente para insumos, dificulta a atuação dessas instituições. A participação da população é fundamental para que a UFPE possa desenvolver ações que ajudem a minimizar os impactos desta pandemia.”
PARCERIAS IMPORTANTES
A Prefeitura da Cidade do Recife, dando prosseguimento ao Plano Municipal de Contingência COVID-19, fechou acordo de parceria com a UFPE e a Fade no início de abril de 2020. O acordo visou ampliar a capacidade de testagem de pacientes com suspeita de coronavírus, permitindo uma visualização transparente da situação da cidade diante da pandemia e possibilitando um melhor acompanhamento, isolamento e tratamento dos pacientes. A PCR ficou responsável por adquirir os testes e coletá-los, enviando-os em seguida para o laboratório da UFPE, que com equipamentos e corpo técnico da própria Universidade analisará o material. A Fade-UFPE, por sua vez, ficou responsável por todo o procedimento administrativo de compra de equipamentos, contratação de pesquisadores e demais necessidades que o projeto venha a ter para continuar ativo.
Além da Prefeitura, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco também somou esforços no combate ao coronavírus ao lado da UFPE e Fade. Ainda em abril de 2020, o MPT assinou acordo que destinava recursos às pesquisas realizadas pela UFPE, com intuito de combate ao coronavírus. Dentre outros projetos, foram realizadas a fabricação de equipamentos de proteção individual e de respiradores, o desenvolvimento de testes para diagnóstico da doença e a pesquisa científica para mapeamento genético do vírus, possibilitando estudos para vacinas, medicamentos e protocolos médicos no combate à pandemia, com viabilidade de resultados para o Estado de Pernambuco.
O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Estado, em abril de 2020, firmaram parceria para produzir campanha institucional com o intuito de arrecadar recursos a serem destinados às ações promovidas pela UFPE e Fade. Foi através dessa cooperação que a UFPE recebeu 40 mil litros de álcool do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar) no Estado de Pernambuco, utilizados para a produção de álcool glicerinado para instituições de saúde no combate à COVID-19.
O Instituto JCPM viabilizou apoio para os projetos realizando a doação direta de R$ 20 mil para investimento nas pesquisas e promovendo o mutirão “Atitude Cidadã” em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).
Outra parceria importante foi estabelecida com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em junho de 2020. O convênio teve o objetivo de ampliar o diagnóstico da COVID-19 em 107 municípios do estado, bem como contribuir para a formação de um repositório de amostras biológicas para estudos do coronavírus, o que viabilizou outras ações de pesquisa e inovação para o enfrentamento da pandemia. A parceria buscava ainda contribuir para o fortalecimento das estratégias das prefeituras municipais para reduzir a disseminação do novo coronavírus e viabilizar medidas governamentais para a sustentabilidade econômica e social dos municípios que integram o convênio.
Abaixo, banner informativo com valores investidos em diferentes frentes de combate ao coronavírus.
Como fundação de apoio, a Fade-UFPE está em permanente articulação com a Universidade para, juntas, somar esforços, dividir as responsabilidade, multiplicar os resultados e reduzir os efeitos negativos da pandemia.