DestaqueEducaçãoEnsinoNoticias

Fade-UFPE comemora os 101 anos de Paulo Freire

Neste 19 de setembro comemoramos 101 anos de nascimento do educador, pedagogo e filósofo Paulo Freire (1921-1997). Considerado um dos grandes nomes da educação mundial, ficou conhecido pela sua teoria de que a educação é o caminho para a emancipação de sujeitos, para que transformem sua realidade por meio da reflexão crítica. Além disso, criou um método de ensino popular e alfabetizou um grupo de 300 trabalhadores no Rio Grande do Norte em 45 dias. Esse método consiste em ensinar através do diálogo, trazendo as experiências e características de cada pessoa – modelo de ensino chamado por Freire de “bancário”.

A Fade-UFPE homenageia o Patrono da Educação Brasileira, que entrou para a história da pedagogia mundial e influenciou o movimento da pedagogia crítica e construtiva. Em 1961, Paulo Freire tornou-se diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife, hoje denominada como Universidade Federal de Pernambuco. Graças aos seus grandes feitos, ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades notáveis, como Harvard, Cambridge e Oxford. Além disso, ganhou também prêmios importantes, como o Prêmio UNESCO da Educação para a Paz, em 1986; e o Prêmio Andres Bello como Educador do Continente, da Organização dos Estados Americanos, em 1992.

Devido às restrições da Covid-19, o centenário de Paulo Freire, ocorrido em 2021, será comemorado neste ano. O evento está sendo realizado presencialmente em Recife (PE) entre os dias 17 e 20 de setembro, e contará com debates na Concha Acústica Paulo Freire da UFPE, além de exposições e apresentações culturais em outros locais.

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem” (Paulo Freire).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *