DestaqueEventoNoticias

Conselho de Curadores da Fade-UFPE aprova novo Estatuto da Fundação em reunião extraordinária

Além dos conselheiros e conselheiras, também participaram do encontro online o secretário executivo da Fade-UFPE, Prof. Artur Coutinho, e os assessores e gerentes da Fundação

O Conselho de Curadores da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) teve sua 1ª Reunião Extraordinária finalizada na última sexta-feira (23) com o objetivo de deliberar a respeito da proposta de alteração do Estatuto da Fundação, como foi acordado, anteriormente, na última Reunião Ordinária do Conselho. Além dos conselheiros e conselheiras, também participaram do encontro online o secretário executivo da Fade-UFPE, Prof. Artur Coutinho, e os assessores e gerentes da Fundação. 

A Proposta de Alteração do Estatuto da Fade-UFPE foi encaminhada no início do mês de outubro para que o Conselho pudesse realizar leitura crítica prévia. As deliberações começaram na última quarta-feira (21), mas dada a extensão da pauta a reunião foi estendida e finalizada na sexta-feira (23). O Estatuto foi aprovado por unanimidade a partir das propostas.

Nas palavras do Prof. Artur Coutinho, secretário executivo da Fade: “O novo Estatuto amplia o escopo de atuação da Fade-UFPE. Houve fortalecimento no sistema de governança devido a inclusão do conselho fiscal, bem como a possibilidade de criação dos endowments, isto é, a criação de fundos que permitirão o fomento das atividades de pesquisa e inovação através dos seus rendimentos. Particularmente, no tocante aos endowments, essa é uma grande contribuição histórica para o futuro da UFPE.”

Confira abaixo os nomes e centros acadêmicos conselheiros e conselheiras que estiveram presentes na reunião:

CAC – Centro de Artes e Comunicação

Nadi Helena Presser (titular)

CCEN – Centro de Ciências Exatas e da Natureza

Pablo Martin Rodriguez (titular)

CFCH – Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Ricardo Pinto de Medeiros (titular)

CCSA – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

José Gilson de Almeida Teixeira Filho (titular)

CCM – Centro de Ciências Médicas

Magdala de Araújo Novaes (titular)

CAA – Centro Acadêmico do Agreste

Osmar Veras de Araújo (titular)

CB – Centro de Biociências

André Morgado Esteves (titular)

CAV – Centro Acadêmico de Vitória

Lara Colognese Helegda (titular)

A presidente do Conselho de Curadores, Profª. Magdala Novaes, comenta o saldo positivo das discussões: “A Fade-UFPE está trilhando o caminho da modernização. Durante a reunião do Conselho vários pontos de seu Estatuto foram discutidos e aperfeiçoados. A rica discussão dos Conselheiros permitiu avançar em pontos que consideramos estratégicos para dar mais agilidade e segurança às instituições apoiadas, bem como a todos os gestores, professores, pesquisadores e técnicos da UFPE que contam com a Fade na gestão de seus projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação e desenvolvimento institucional.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *