EventoNoticiasPesquisa e inovaçãoTecnologia

Aliança Estratégica: Fade-UFPE integra Rede de Ecossistemas de Pernambuco (REPE) para incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Estado

O lançamento do projeto que visa horizontalizar oportunidades públicas e privadas em Pernambuco aconteceu nesta quinta-feira (10)

Com o objetivo de conectar e alinhar professores, pesquisadores e empreendedores com empresas e órgãos de fomento, a fim de atender necessidades públicas e privadas e intensificar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Pernambuco, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE) passa a integrar oficialmente a Rede de Ecossistemas de Pernambuco (REPE). O lançamento da Aliança Estratégica (arcabouço jurídico que rege a REPE, assinado por todas as instituições participantes), aconteceu nesta quinta-feira (10). A Fade-UFPE, representada pelo Assessor de Inovação e Captação de Projetos, Arlindo Teixeira, esteve presente. 

A Secretária Executiva da Fundação, Profª. Maira Pitta, avalia o protagonismo da Fade na rede como promissor e congratula o Governo do Estado pelo projeto. “Com a inserção na REPE, a Fade-UFPE ampliará a sua atuação no Sistema Pernambucano de Inovação, atraindo mais oportunidades de fomento à pesquisa, ao desenvolvimento e a inovação, para os pesquisadores da UFPE e das demais ICT’s apoiadas. Assinar o Termo de Aliança da REPE é motivo de orgulho para todos nós que fazemos parte da Fade-UFPE. Gostaria também de parabenizar a SECTI-PE e o SEBRAE-PE pela importante iniciativa de agregar importantes atores em uma rede cooperativa de inovação”, comentou Maira.

A Rede de Ecossistemas de Pernambuco (REPE) é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com o SEBRAE/PE que visa horizontalizar oportunidades públicas e privadas para promoção da inovação no Estado de Pernambuco. A ação cooperativa agrega 36 instituições (setores público, privado, acadêmico, e terceiro setor) de todas as regiões do Estado. Orientada pela Aliança Estratégica, um arcabouço jurídico que formaliza a inserção das instituições parceiras e explicita as atividades da rede, a REPE tem como eixos estratégicos: Governança; Comunicação; Qualificação; Incubação e Aceleração; e Oportunidade e Investimento. O evento de lançamento foi transmitido ao vivo na internet pelo canal da Secti no YouTube (https://youtu.be/78z79WtxGmE).

Arlindo Teixeira, Assessor de Inovação e Captação de Projetos da Fundação, analisa os próximos passos para a rede: “A expectativa é de que surjam oportunidades, financiadas pelo Governo do Estado, para as instituições parceiras. O objetivo da Fundação é viabilizar e incentivar conexões entre demandas da sociedade e competências científicas e tecnológicas presentes nas instituições apoiadas (UFPE, IFPE, IF Sertão-PE, Univasf e UFPB).”

One thought on “Aliança Estratégica: Fade-UFPE integra Rede de Ecossistemas de Pernambuco (REPE) para incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *