Noticias

UFPE vai alugar tablet e UFRPE dará auxílio para aluno comprar computador para ensino remoto

As universidades públicas suspenderam as atividades acadêmicas pois boa parte dos estudantes não possuem acesso a equipamentos e internet

Via JC Online

Em preparação para se adaptar ao contexto da pandemia de COVID-19 e retomar as atividades acadêmicas, as universidades públicas do Estado estão se organizando para oferecer internet e equipamentos aos alunos mais vulneráveis socialmente. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai alugar tablets, enquanto a Federal Rural (UFRPE) planeja pagar um auxílio para que o aluno compre computador portátil. Com exceção da Unicap (única privada), as demais não adotaram atividades remotas na graduação sob o argumento de que pelo menos um terço dos alunos são de baixa renda. No caso da UFPE e UFPE, a previsão é de adotar esse formato de aulas, em semestres extras, a partir de agosto. Na UPE, até o o início de setembro.

A Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) está tentando viabilizar um convênio para que empresas vendam computadores diretamente aos universitários, com preços abaixo do mercado e pagamento parcelado. Essa ação deve contemplar estudantes da UFPE e UFRPE e mais os alunos das Universidades Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Estadual de Pernambuco (UPE), Católica de Pernambuco (Unicap) e dos institutos federais do Estado (IFPE e IF do Sertão). Todas compõem o Consórcio Universitas.

O presidente da Facepe, Fernando Jucá, está concluindo um levantamento, junto às universidades e institutos do Consórcio Universitas, para saber quantos alunos necessitam de equipamentos. Ele acredita que de um universo de 87 mil alunos das instituições públicas de ensino superior de Pernambuco, entre 23% e 30% não dispõem de condições para acompanhar as aulas remotas. “A partir de uma parceria com a Sudene, vamos buscar empresas que ofertem equipamentos com preços diferenciados e pagamento mais flexíveis”, explica Jucá.

LOCAÇÃO

O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, em entrevista ao Jornal do Commercio afirma: “Vamos fazer uma licitação interna para alocar equipamentos. Ainda estamos definindo o modelo, mas provavelmente será mais de um tipo de equipamento. Pensamos inicialmente em tablets, mas a longo prazo pode ser notebook. Já temos a experiência na universidade de alugar impressoras e os preços são relativamente bons.” Ele estima que cerca de 12.500 alunos (de um universo de 32 mil da graduação) vão precisar de apoio para internet ou equipamento. “A locação envolve também seguro para furto e quebra”, informa o reitor.

AUXÍLIO

Na Rural será pago um auxílio digital de acessibilidade. “Pretendemos repassar entre R$ 1.300 e R$ 1.500, dividido em quatro vezes. O valor final dependerá do nosso orçamento. O estudante receberá a primeira parcela e terá 15 dias para comprar o computador e apresentar nota fiscal. Se tiver tudo certo, vamos liberar as demais parcelas. Caso contrário, ele terá que devolver o valor que recebeu”, diz o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão. A previsão dele é de que cerca de 3.500 alunos sejam beneficiados. A UFRPE tem cerca de 14 mil graduandos.

INTERNET

A internet, no caso das federais, será fornecida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Mas os estudantes vão navegar apenas nos sites indicados pelas instituições. Assim, cada aluno terá acesso limitado às plataformas que as universidades definirem em seus planos de ensino remoto. O MEC se comprometeu a informar até o fim deste mês quantos estudantes serão beneficiados em cada instituição e, se o número não atender o total de estudantes que precisam de apoio, as universidades buscarão outras formas para garantir que todos tenham acesso à internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *