NoticiasPesquisa e inovação

UFPE realizará dois mil testes para COVID-19 por semana a partir desta terça-feira

Os exames serão coletados nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife e enviados para análise no laboratório da universidade

Via JC Online

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passará a realizar cerca de dois mil testes do tipo RT-PCR, para detectar o novo coronavírus, por semana, a partir desta terça-feira (26). Os exames serão coletados nas unidades de saúde da prefeitura do Recife e enviados para análise no laboratório da universidade. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (25), durante coletiva de imprensa online.

“(A UFPE) Já realizou alguns exames em caráter experimental e, a partir de amanhã, vai realizar, diariamente, uma quantidade significativa de exames, tendo a projeção de dois mil exames realizados por semana, do tipo RT-PCR, que é o exame mais confiável para o acompanhamento da covid”, disse o prefeito Geraldo Julio. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, também participou da coletiva, e disse que os testes vão auxiliar no estudo sobre o comportamento do novo coronavírus em Pernambuco. “A universidade vem nessa luta, não apenas fazendo teste, mas desenvolvendo outras pesquisas, como sequenciamento genético e Hospital das Clínicas, que também faz parte do Plano de Contingenciamento”, relatou.

A parceria entre a UFPE e a Prefeitura havia sido anunciada em abril. Enquanto a gestão municipal é responsável pela aquisição e coleta dos exames, a UFPE fará uso dos equipamentos e corpo técnico para analisar as amostras em seu laboratório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *