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Tecendo o Futuro da Educação com Inteligência Artificial: Projeto da UFPE capacita professores a utilizarem IA com foco em inclusão

O projeto de extensão e inovação “Tecendo o Futuro da Educação com Inteligência Artificial aplicada à Audiodescrição” é uma iniciativa do professor Ernani Nunes Ribeiro, vinculado ao curso de Ciências Biológicas do CAV/UFPE, idealizador e coordenador da proposta desde sua concepção até a execução. Seu intuito é capacitar professores do ensino médio da rede estadual de ensino no uso de inteligência artificial (IA) para realizar audiodescrição de conteúdos escritos e visuais.

Financiado pela Secadi (Secretaria Nacional de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), o trabalho foi realizado em parceria com a UFPE, por meio do Núcleo de Acessibilidade (Nace) e da Pró-reitoria de Extensão (Proext), e também contou com o apoio da Fade-UFPE.

A audiodescrição de conteúdos proporciona maior acessibilidade em sala de aula, facilitando o aprendizado para estudantes com deficiência visual. O uso da IA facilita o processo de audiodescrição, tornando-o mais rápido e reduzindo seus custos. Por isso, capacitar educadores para utilizarem a IA como recurso de acessibilidade é essencial para promover a democratização nas escolas públicas, ambientes nos quais, muitas vezes, a falta de tempo e recursos são os maiores obstáculos para a inclusão de alunos com deficiência.

Algumas plataformas de inteligência artificial possuem recursos de leitura de texto, nos quais é possível personalizar características como tipo de voz e velocidade da leitura. Além disso, a IA utiliza algoritmos de reconhecimento de imagem para identificar e descrever elementos visuais em tempo real. No curso ministrado pela equipe do projeto, os professores aprendem a utilizar as plataformas ChatGPT e Leonardo AI, integrando-as a outros programas úteis em sala de aula, como SlidesGo e OpExams.

O projeto vê o uso dessas ferramentas como uma porta de entrada para a modernização do ensino em Pernambuco. Acredita-se que o uso de novas tecnologias, de acordo com as necessidades de cada instituição, é capaz de promover a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, a inclusão e o desenvolvimento educacional em todo o estado. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil, tanto pelo uso da IA para audiodescrição quanto pelo foco em inclusão social através da tecnologia.

“Tenho atuado na educação com enfoque na inclusão social e educacional há 25 anos, e com audiodescrição desde 2008. O curso para docentes da educação básica sintetiza essa trajetória e aponta para novos caminhos ao integrar tecnologias emergentes, como IA e linguagem computacional. Atualmente, oriento pesquisas relacionadas ao tema, articulando inclusão, acessibilidade, ciência e tecnologia”, afirma o Professor Ernani Ribeiro.

A capacitação foi realizada por meio de aulas online, projetos de ensino e atividades práticas. No total, foram contemplados 572 cursistas, pertencentes às 12 gerências regionais de educação de Pernambuco. Os principais resultados obtidos foram: conscientização da possibilidade da IA no processo de inclusão na escola, elaboração de soluções integradas à tecnologia para as principais dificuldades encontradas em sala de aula, trocas de experiências e dicas a partir da vivência dos docentes e crescimento profissional dos educadores.

Apresentação do Projeto.
Foto enviada pela coordenação do Projeto.

O dia 29 de maio marcou a conclusão oficial do projeto, com a realização de uma cerimônia de encerramento no Campus Recife da UFPE. Aberto a toda a comunidade acadêmica, o evento contou com oficinas sobre educação e inteligência artificial no turno da manhã. À tarde, a equipe do projeto apresentou ao público os principais resultados da iniciativa e depoimentos de seus participantes.

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