Plataforma PlatCOVID traz informações científicas sobre novo coronavírus

Acessível a toda a população, a plataforma é um espaço de análise e cura (certificação) da literatura científica, de forma automática, sobre o coronavírus

Via Ascom UFPE

Foto: Visuals3D/Pixabay

Uma plataforma on-line gratuita e segura com informações científicas úteis e confiáveis sobre a pandemia do novo coronavírus. Essa é a PlatCOVID, uma iniciativa liderada por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Acessível a toda a população, a PlatCOVID é um espaço de análise e cura (certificação) da literatura científica, de forma automática, sobre o coronavírus 2019 (SARS-CoV-2), com importante papel na disseminação do conhecimento.

Os objetivos são fornecer informações concisas e curadas e traçar consenso científico sobre questões relacionadas à Covid-19, analisando, discutindo e classificando dados científicos publicados, possibilitando auxiliar e orientar políticas de saúde. A iniciativa é do professor Lucas Brandão, do Departamento de Patologia da UFPE, responsável pela PlatCOVID junto com o professor Sergio Crovella, do Departamento de Genética da UFPE. Também fazem parte do projeto os pesquisadores Francesco Paparella (Departamento de Física – Universidade de Bari, Itália), Ronald Moura (pós-doutorando – PPGG, UFPE), Almerinda Agrelli (pós-doutoranda – PPGBAS, UFPE) e Lucas Bernardo (mestrando – PPGBAS, UFPE).

A PlatCOVID é baseada em um algoritmo construído pela equipe da plataforma e que é capaz de realizar análises computacionais sintáticas. Desta forma, toda a literatura publicada e indexada nos principais portais pode ser avaliada, classificada e organizada na PlatCOVID. No momento atual, os conteúdos divulgados são em inglês, mas a ideia do grupo é ampliar para materiais em português, italiano e espanhol. A plataforma é de código aberto, por isso a comunidade científica pode utilizar e também fazer parte do processo.

Mais informações
Professor Lucas Brandão

lucas.cbrandao@ufpe.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *