Noticias

CAA da UFPE cria grupo de trabalho para auxiliar no combate à COVID-19

O projeto visa produzir álcool em gel para hospitais, divulgar material educativo e afins

Via Ascom UFPE

Profissionais do Núcleo Interdisciplinar de Ciências Exatas e da Natureza (Nicen), do Núcleo de Tecnologia (NT) e do Núcleo de Formação Docente (NFD) formam projeto de extensão para ajudar no combate ao novo coronavírus (Covid-19). O projeto do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE é coordenado pela professora Roberta Pereira Dias, do Nicen, e conta com a atuação de docentes e discentes de diferentes cursos, como Licenciatura em Química e Engenharia Civil. O grupo tem como principal objetivo produzir álcool em gel para auxiliar no abastecimento de hospitais e áreas afins, já que a procura desenfreada do produto na pandemia resultou na sua falta – tanto para populares quanto para os sistemas de saúde.

As soluções alcoólicas e materiais produzidos estão sendo distribuídos no município de Caruaru e cidades vizinhas. Dessa forma, o projeto de extensão tem um papel importante na aproximação da Universidade com a população geral, atuando diretamente no enfrentamento à pandemia. A elaboração dos produtos pelo grupo segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como os protocolos de segurança segundo o Conselho Federal de Química (CFQ).

Além da produção do antisséptico, o grupo também criou material educativo para auxiliar na divulgação científica neste período de pandemia. Através de um perfil no Instagram são divulgadas informações científicas, além de orientações para a prevenção da doença, o uso correto das soluções antissépticas, o combate às “fake news” e o esclarecimento de dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *