Noticias

Detentos costuram 3,5 mil capotes para profissionais do HC-UFPE que atuam no enfrentamento da Covid-19

No total, a campanha entregará cerca de 7 mil capotes ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco

Via Ascom UFPE

A solidariedade e a ressocialização de detentos caminham juntas numa ação que está beneficiando o Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Dez detentos da da Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, a cerca de 130 km do Recife, estão trabalhando para confeccionar cerca de 3,5 mil capotes impermeáveis de TNT, que serão utilizados por profissionais da linha de frente do tratamento de pessoas com a Covid-19 no hospital-escola. Quinhentos capotes feitos por eles foram entregues hoje (10), às 10h, no HC, e se somarão a outros 600 entregues anteriormente.

O trabalho dos detentos reforça a campanha coordenada pela chefe do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do HC, Jacqueline Araújo, para a confecção de milhares de capotes. “Arrecadamos o dinheiro por meio de doações, compramos 5,5 toneladas de TNT, conseguimos o transporte gratuito desse material de São Paulo para o Recife (pelas empresas RC Sollis Conne, RPA, Pacífico Log e Pex Log) e o corte do material pelo Senai também gratuito. Na sequência, contratamos costureiras (algumas de forma voluntária, outras cobrando um valor abaixo do mercado) e, recentemente, recebemos esse apoio da Secretaria com a mão de obra dos detentos acelerando a produção”, explica a médica.

Além de ajudar a reforçar o estoque de capotes do HC, o trabalho traz vantagem também aos detentos que recebem o benefício da remição (liberação) de um dia na pena a cada três trabalhados. “Temos pessoas com capacidade de trabalho e com experiência e estamos aproveitando todas as chances de colaborar nessa pandemia. A PJPS em Caruaru é multifuncional: faz protetores faciais, máscaras de TNT e agora está fazendo os capotes. Uma boa oportunidade para os nossos detentos se sentirem produtivos e diminuírem suas penas. É gratificante para todos”, atesta o secretário-executivo de Ressocialização da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Cícero Rodrigues. “Esse trabalho é muito importante para a gente aqui dentro e podemos mostrar à sociedade que temos vontade de voltar ao convívio social”, afirma o detento Wagner Felício Lucena.

No total, a campanha entregará cerca de 7 mil capotes ao HC. Metade deles confeccionado pelo grupo de costureiras e a outra metade pelos detentos que se juntaram à ação há cerca de três semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *