Projetos

Conheça o projeto BIOTEC CAATINGA: inovação aplicada à biodiversidade da Caatinga

O projeto intitulado BIOTEC CAATINGA é uma colaboração entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico Industrial da Saúde (iCEIS), sediado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa é executada administrativamente via a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) por meio da Sra. Adriana Melo Alves, Secretária de Nacional de Política de Desenvolvimento Regional e Territorial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Sr. Tiago Araújo, Coordenador-Geral de Sistemas Produtivos Inovadores (CGPI/DEST/MIDR).

Os projetos de biotecnologia e bioeconomia do iCEIS são coordenados pelos pesquisadores Profa. Dra. Monica Felts de la Roca Soares e Prof. Dr. Luiz Alberto Lira Soares, ambos do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFPE.

A missão do iCEIS é ser um ecossistema de inovação e desenvolvimento tecnológico em rede para atender à demanda nacional por acesso a produtos e serviços de saúde, contribuindo com a neoindustrialização orientada pela missão da saúde, com foco no desenvolvimento territorial do Nordeste.

Dentro do iCEIS, existe a Rede Impacta Caatinga que tem a missão de gerar bioeconomia por meio da inovação aplicada a bioinsumos e bioativos sociobiodiversos como ferramenta de sustentabilidade territorial, promovendo bem estar econômico, social, ambiental e climático, centrado no protagonismo do agricultor familiar agroecológco,  na agroindustrialização das cooperativas e na neoindustrialização do Brasil

O BIOTEC CAATINGA, é um dos projetos que a Rede Impacta Caatinga coordena em parceria com o MIDR, alinhado ao Programa Rota da Biodiversidade, pertencente à Rota da Integração Nacional. A Missão da Rota é estimular o desenvolvimento econômico, social e sustentável das regiões a partir da estruturação a partir da estruturação da cadeia produtiva de fitomedicamentos, fitoterápicos, fitocosméticos e alimentos nutracêuticos.

O projeto BIOTEC CAATINGA possui o propósito de prospectar bioinsumos sustentáveis destinados a atender a demanda da indústria da saúde a partir de pesquisas de gomas exsudadas do tronco de árvores da espécie do gênero Spondias, pertencentes à família Anacardiaceae, com destaque à goma do umbuzeiro (Spondias tuberosa), como potenciais bioinsumos poliméricos, a partir de pesquisa aplicada à ciência de biomateriais. O projeto está sendo executado em duas cooperativas de agricultura familiar nordestinas e a parte laboratorial está sendo executada no Núcleo de Controle de Qualidade de Medicamentos e Correlatos.

Foto 1: Exsudado do Umbuzeiro (Spondias tuberosa). Foto de dezembro/2023, projeto em andamento.

Foto 2: O Prof. Tiago Araújo, coordenador do MIDR, a Profa. Mônica Felts, coordenadora do projeto e o Prof. Moacyr Araújo Vice-Reitor da UFPE, durante a visita feita pela MIDR à UFPE, em julho de 2023, época dos trâmites de formalização do projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *