Conheça o curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” e o projeto do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada
Iniciada pelo Ministério da Educação, a política “Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada: Educação Infantil” é um trabalho coletivo entre as cinco regiões do Brasil, cuja finalidade é qualificar os professores da educação infantil para a alfabetização dos estudantes desde o início da vida escolar.
Na região Nordeste, o projeto foi deixado sob a coordenação-geral da Professora Telma Leal, do Departamento de Ensino e Currículo do Centro de Educação – UFPE. O trabalho foi classificado como projeto de extensão vinculado à Universidade e seu início se deu em dezembro de 2023.
O objetivo do projeto é atuar na formação de docentes da Educação Infantil, em uma perspectiva de aprofundamento de reflexões acerca do trabalho com oralidade, leitura e escrita nessa etapa da Educação Básica, em interface com outras linguagens.
A política abrange os nove estados do Nordeste, contando, para isso, com o trabalho de 96 formadores estaduais que ministram encontros formativos para mais de 2.700 formadores municipais e regionais. Esses profissionais são responsáveis pela formação de professores da educação infantil nos seus respectivos estados e municípios.
A coordenadora geral, Telma Leal, afirma: “Esta é uma iniciativa extremamente importante, pois visa a reflexão sobre o trabalho com leitura e escrita na Educação Infantil, para garantir melhor qualidade na educação das crianças.”
Para a execução do projeto nos nove estados do Nordeste, foi realizada uma colaboração entre as secretarias estaduais de educação e as universidades federais da região: UFPE, UFAL, UFC, UFPB, UFPI, UFRN, UFS e UFBA. Em cada instituição, designou-se uma coordenação estadual, responsável por realizar e monitorar as ações da rede de formadores.
O curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” é organizado em encontros presenciais e remotos, atividades supervisionadas e lives no YouTube, além de um trabalho de conclusão. No total, a carga horária é de 240 horas para os formadores e 120 horas para os professores da educação infantil. A live inaugural do projeto ocorreu em março de 2024, e a previsão é que os encontros de formação durem até junho de 2025.
Formação de professores no município de Brejinho-PE, em 17/07, realizada pela formadora Poliana Fernandes Maia. Foto cedida pelo projeto
Os princípios básicos adotados nas ações de formação são: reflexividade, mobilização, valorização do conhecimento, respeito à autonomia dos docentes, colaboração e constituição da identidade profissional coletiva. A partir desses preceitos, estão sendo desenvolvidas estratégias formativas, como análise de textos, discussões em grupo, apresentação de seminários e vivências em escolas com alunos da educação infantil.
As atividades de formação de docentes dispõem, ainda, de materiais didáticos de apoio desenvolvidos por pesquisadores e educadores das universidades públicas e das redes de ensino. São eles a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil, o livro Educação Infantil do Programa Criança Alfabetizada e a Revista Literatura e Arte na Alfabetização, que foram disponibilizadas para consulta, download e impressão, conforme o interesse e as condições das secretarias de educação.
Além disso, estão sendo produzidos dez jogos para uso nos encontros de formação, visando propor situações de aprendizado mais lúdicas para os alunos da educação infantil.
Por fim, o projeto tem trabalhado na criação de dois livros, que serão lançados ao término das atividades. As obras discutirão as temáticas abordadas no curso, e deverão auxiliar no estudo mais aprofundado e manutenção dos saberes desenvolvidos durante a formação.
Segundo a Professora Telma, os impactos da iniciativa em todos os estados do Nordeste têm sido bastante positivos, e os resultados das ações de formação podem ser facilmente identificados nos depoimentos de professores e formadores participantes da política.