Extensão e culturaProjetos

Conheça mais sobre o Projeto Sorriso do Bem

O Projeto de extensão “Sorriso do Bem”, coordenado pelos professores Jaciel Oliveira e Ana Cláudia da Silva Araújo, é uma iniciativa da Universidade Federal de Pernambuco que objetiva ofertar cuidados atrelados à saúde bucal em comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife.

Além dos impactos que problemas gengivais e infecções dentais podem trazer sobre a saúde sistêmicas dos indivíduos, como a ocorrência de endocardite bacteriana – condição em que uma contaminação por bactéria, que se originou na boca, afeta a estrutura interna do coração -, a falta de cuidado com essa região também influi no social e psicológico. 

A perda dentária, por exemplo, pode levar os desdentados usuários de próteses a se sentirem em desvantagem em relação a pessoas com dentes naturais. Também é considerada um marcador socioeconômico, decorrente da baixa qualidade dos serviços odontológicos ofertados às populações mais pobres, acarretando em retiradas dentárias que poderiam ser evitadas, endossando a desigualdade de classes.

Por essas razões, este projeto busca:

  • Promover conhecimento sobre os cuidados necessários com a higiene da boca;
  • Realizar encaminhamentos para procedimentos odontológicos na UFPE;
  • E requalificar estruturalmente a Clínica C do curso de Odontologia, a fim de que esteja apta para melhor atender as necessidades da população. 

O intuito é que as ações sejam desenvolvidas em parceria com outros projetos de extensão do departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial da universidade.

Ao oferecer serviços de saúde bucal de qualidade, e educar sobre a prevenção de doenças orais, o “Sorriso do Bem” se dispõe a melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas dessas comunidades. Também contribui essencialmente para a diminuição da demanda de pacientes odontológicos no sistema público de saúde, além de colaborar com a formação acadêmica de estudantes da UFPE, os preparando para a construção de uma sociedade mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *