Noticias

Congresso do Confies fala sobre acesso, inclusão e democratização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil

Termina hoje (Primeiro de dezembro) o 6º Congresso do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), sob o tema: “Acesso, Inclusão e Democratização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.

O evento, com duração de três dias, acontece na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no Campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB). Para o encontro, foram reunidas 101 Fundações de Apoio que, juntas, administraram aproximadamente R$9 bilhões em projetos de pesquisa distribuídos em mais de 280 instituições de ensino superior e centros de pesquisa.

É objetivo do encontro debater os papéis das fundações de apoio na gestão e captação de recursos para projetos científicos e discutir suas relações com órgãos de controle como a  Advocacia Geral, Controladoria Geral e Tribunal de Contas da União. O congresso também busca instigar discussões que colaborem com a ampliação da produção do conhecimento no Brasil, além de tratar da necessidade de alinhamento da ciência brasileira às demandas internacionais e a internacionalização das fundações.

A programação do evento inclui conferências, fóruns, oficinas temáticas e mesas-redondas. Alguns dos palestrantes são: a Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho; o Presidente da Finep, Celso Pansera; e o Secretário de Análise, Estratégia e Articulação, Renam Brandão, que apresenta um Projeto de Comunicação Estratégica e Enfrentamento à Desinformação. Além disso, ocorre a entrega do Prêmio Boas Práticas das Fundações de Apoio, que reconhece os melhores projetos desenvolvidos pelas instituições filiadas ao Confies.

O Congresso é uma iniciativa do Confies, peça fundamental no contexto da educação superior e da pesquisa científica brasileira. O Conselho pode ser compreendido como um agente representativo e articulador das Fundações de Apoio, colaborando com sua sustentabilidade e expansão, contribuindo assim para o fortalecimento do cenário científico, tecnológico e de inovação do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *