DestaqueNoticias

Apoiada Fade: IFPE (campus Recife) celebra 112 anos hoje, 23

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE parabeniza o Instituto Federal de Pernambuco (campus Recife) que celebra 112 anos nesta quinta-feira, 23. Ao todo, o IFPE possui 16 campis distribuídos pelo litoral e sertão pernambucano. Além de 17 polos voltados para a Educação a Distância com viés profissionalizante, são oferecidos 78 cursos, desde o Ensino Médio/Técnico à pós-graduação. São mais de 17.500 mil estudantes no campus Recife, com diversos níveis de formação: ensino médio, técnico e superior, em modalidades tecnológica, licenciatura e bacharelado, além de especialização e mestrado. 

Nas palavras da Secretária Executiva da Fade, Maira Pitta: “É com muita satisfação que enviamos nossas felicitações ao Instituto Federal de Pernambuco – IFPE – pelos seus 112 anos. Os projetos do Instituto, geridos por nós, trazem relevantes contribuições à sociedade e o exitoso desenvolvimento de cada um deles corrobora a importância da parceria realizada entre a Fade e o IFPE. Desejamos vida longa ao IFPE e reafirmamos nosso compromisso no desenvolvimento da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação em nosso país.”

Conheça os projetos apoiados pela Fade:

1 – Sistema de Monitoramento em Tempo Real de Qualidade de Água de um Rio

Financiado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br e coordenado pelo professor Rodrigo Cesar Lira da Silva, o objetivo do projeto é capacitar estudantes de graduação e pós-graduação na elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação para diminuir problemas da cidade de Brumadinho (MG).

2 – Detecção, Diagnóstico e Prognóstico de Falhas durante a Operação de Aerogeradores



Financiado pelo Rio Amazonas Energia S.A e coordenado pelo professor Gustavo de Novaes, o projeto tem como objetivos principais: a redução dos custos de operação e manutenção (O&M), redução da indisponibilidade dos aerogeradores e elevação do nível de segurança das usinas eólicas. O escopo está sendo realizado, através de pesquisas e desenvolvimento sobre sistemas (integrando hardware e software) capazes de monitorar o funcionamento de diferentes componentes dos aerogeradores com vistas a identificar falhas em estágio ainda incipiente e, quando possível, estimar a vida útil residual dos componentes.

3  – Processamento de Linguagem Natural usando Redes Neurais Artificiais


Financiado pelo E-Life Monitor Estudos de Mercado LTDA e coordenado pelo professor Felipe Costa Farias, o objetivo do projeto é avaliar a viabilidade de um sistema baseado em Redes Neurais Artificiais / Deep Learning para analisar textos em mídias sociais e SAC 2.0, através de técnicas de Processamento de Linguagem Natural – PLN.

4 – Aplicações de Tecnologias Sustentáveis em Arranjos Produtivos Locais


Financiado pelo Instituto Federal de Pernambuco e coordenado pelo Professor José Carlos da Costa, o projeto tem o objetivo de implementar o programa de Residência Profissional Agrícola e destina-se a jovens estudantes e profissionais recém-egressos para um período de treinamento prático, orientado e supervisionado, tanto em cursos de nível médio quanto superior .

5 – Programa de Residência Profissional Agrícola – Capacitação Técnica para Fortalecimento de Agricultura no Nordeste do Brasil



Financiado pelo  Instituto Federal de Pernambuco e coordenado pelo professor Renato Lemos dos Santos, o intuito do projeto é promover o desenvolvimento de aptidões para o ensino, pesquisa e extensão, além de possibilitar o compartilhamento de conhecimentos através da interação entre estudantes. As atividades realizadas contribuem para a redução dos problemas de repetência e evasão, também proporcionam o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos que, aliados à práxis pedagógica, venham fornecer subsídios para uma futura inserção no mundo de trabalho.

A Fundação gerencia esses projetos e reconhece a importância  na  cadeia produtiva para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em escala nacional.

O assessor de Fundações do IFPE, Filipe Lucena falou sobre a relação entre a Fade-UFPE e o Instituto Federal de Pernambuco: “A parceria do IFPE com a Fade já faz parte da nossa história. Da parceria temos atualmente 5 projetos que proporcionam aos nossos servidores e docentes a desenvolverem ciências de ponta, apoiar o desenvolvimento regional e nacional e transferir tecnologias criadas dentro do instituto. Esperamos para os próximos anos a difusão do uso de fundações de apoio para todos nossos campi, estando presente em toda nossa cultura para que a cada ano o IFPE se torne mais pungente, representativo, inclusivo e tecnológico.”

Sobre o IFPE

Nascida em 1909 a instituição centenária ressignificou a pedagogia à frente de seu tempo com a construção da Escola de Artífices do estado e escolas agrotécnicas federais no início do século XX. Ao longo dos anos, sua trajetória está sendo marcada por inovação na ciência e tecnologia. O Instituto Federal de Pernambuco já funcionou em diversos locais, hoje sua sede está localizada no bairro da Cidade Universitária, em Recife. O Instituto promove conhecimento sistematizado, através de pesquisa, desenvolvimento técnico e de tecnologias, possibilitando o avanço socioeconômico do país.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *