Projetos

Editora UFPE em Produção

O projeto “Editora UFPE em produção” está sob a coordenação de Junot Cornélio Matos, professor do Departamento de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e atual Diretor da Editora UFPE. Com o apoio administrativo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE), a iniciativa visa promover a restituição à Editora, do que se pode chamar de uma infraestrutura de continuidade para a realização de serviços editoriais, contribuindo, com o seu desenvolvimento institucional ao incrementar o processo de qualificação do livro universitário da UFPE.

O livro é a porta material que dá acesso e que realimenta, no olhar do leitor, o capital simbólico da instituição. Ele atualiza no leitor a memória da instituição, no mesmo ato que a torna mentalmente presente, e assim atualiza a imagem do seu futuro. O livro da Editora UFPE, noutras palavras, é um agente do conhecimento e é um agente da cultura, mas é, igualmente, um agente de comunicação institucional – um mensageiro dentro do campus, colaborando para o fortalecimento da consciência institucional, o todo da UFPE, ao torná-lo mais presente e vivo, como ente simbólico, entre os discentes e docentes, agindo como um mensageiro fora do campus, que em livrarias físicas, em livrarias on-line e em feiras do livro amplia o circuito de circulação da Universidade para além da academia.

Logo, apoiar a atuação da Editora fortalecerá a imagem da UFPE, através de avanços na produção de livros impressos e digitais, bem como de outros materiais gráficos pertinentes às necessidades da Universidade. Para isso, é necessário que seja incrementado o papel da Editora como um dos agentes de promoção de maior organicidade intrainstitucional do corpo universitário.

Uma análise conjuntural das comissões da Universidade identificou algumas fraquezas internas: dificuldade de expansão da comunicação institucional, desconhecimento da sociedade sobre a importância das atividades das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), forte concorrência universitária e integração de saberes de forma restrita.

Dessa forma, para sanar os impasses, além de manter a credibilidade e a tradição institucional da UFPE, o projeto colocou a Editora, automaticamente, no “Objetivo Estratégico 4” do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2019-2023) da UFPE, a fim de ampliar a integração da Universidade com outros setores da sociedade, dentro de um programa de ensino, pesquisa e extensão, cultura, empreendedorismo e inovação.

O livro universitário é um mensageiro fora do campus. A sua produção amplia o conhecimento, expõe a qualidade produtiva da UFPE e a sua aptidão para concorrer com produções de outras instituições do país, garantindo uma maior visibilidade na arena nacional de trocas em que se dão o pensamento e a pesquisa nas mais diversas áreas.

As produções que circulam com a chancela da UFPE devem contar com excelência editorial. A instituição possui ação direta no papel que cabe à Editora na difusão e na contínua transformação da imagem institucional universitária, diante da sociedade, em sentido amplo, e de outras instituições integrantes da rede de produção de ciência (localmente, nacionalmente e no exterior).

Tendo em vista essas considerações, o projeto terá quatro etapas: reabilitação e manutenção do parque gráfico, para otimizar o processo produtivo; promoção de infraestrutura que permita a continuidade da execução dos serviços editoriais; viabilização da autossustentabilidade da Editora; e expansão da comunicação institucional, por meio da materialização do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica.

A partir dessas ações, pretende-se alcançar os seguintes resultados: ampliação do acesso de autores, dos departamentos e de outros entes institucionais à cadeia de produção de publicações impressas e digitais; restituição do acesso a outros serviços relativos à cadeia de produção gráfica; intensificação do interesse em coedições por parte de outras editoras, instituições e empresas; e garantia do funcionamento de um equipamento que é patrimônio da UFPE, o parque gráfico da Editora.

Com a cadeia de produção gráfica reabilitada, por meio de recursos internos do próprio organismo da UFPE, ao se otimizar o processo produtivo do livro do ponto de vista da Editora, o projeto será capaz de ampliar o acesso de docentes, departamentos, entes institucionais e também extrainstitucionais à produção do livro e a soluções para outros tipos de demanda vinculados à produção gráfica. A reconstituição dessa rede de interações irá favorecer a organicidade intrainstitucional e a autossustentabilidade, cooperando para que o trabalho amplie o seu próprio significado estratégico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *