Notícias

Dia do Jovem Trabalhador: Saiba como funciona o Programa Jovem Aprendiz na Fade-UFPE

Dia 24 de abril é o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Criada pela Organização Internacional do Trabalho, a data ressalta a importância da inserção dos jovens no mundo do trabalho.

Desde 2023, a Fade-UFPE participa do Programa Jovem Aprendiz, visando incentivar a criação de oportunidades de emprego para novos talentos. O programa é uma iniciativa federal criada em 2000, a partir da Lei do Aprendizado, que visa oferecer o primeiro emprego formal a jovens brasileiros, integrando trabalho e aprendizado em sala de aula.

Na Fade-UFPE, o programa é realizado em parceria com o Senac, que oferece aulas de capacitação relacionadas às funções exercidas pelos jovens aprendizes em diversos setores, como administrativo, jurídico e as gerências de projetos. A experiência possibilita que os jovens adquiram conhecimentos gerais e específicos relacionados aos serviços oferecidos pela Fundação, especialmente através da convivência com trabalhadores mais experientes.

Atualmente, a Fade está em sua 4ª turma de jovens aprendizes. Em 2024, a TV Globo realizou uma matéria sobre a iniciativa na Fundação, entrevistando os colaboradores Dara Regis e Gabriel Arruda. Gabriel, que ingressou na Fade como jovem aprendiz, teve seu contrato efetivado antes mesmo do fim da sua turma, e atualmente faz parte do setor financeiro da instituição.

Para ingressar na Fundação como jovem aprendiz, é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar vinculado ao Colégio de Aplicação ou ao Programa Jovem Aprendiz do Senac. O candidato deverá, então, solicitar indicação para uma vaga na Fade-UFPE. Para pessoas com deficiência, não há limite máximo de idade. Os jovens têm todos os direitos trabalhistas assegurados, incluindo carteira assinada, férias e 13° salário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *