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Curso de Especialização em Comunicação Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Foram prorrogadas, até 7 de dezembro, as inscrições para a terceira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Comunicação Política da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Com carga horária de 360 horas, a pós-graduação oferece 35 vagas para alunos regulares e três vagas para servidores da UFPE. As aulas estão programadas para iniciar no primeiro semestre de 2026.

Os interessados deverão fazer sua inscrição no Sigaa(veja passo a passo abaixo) anexando os seguintes documentos:

1- comprovante de pagamento da inscrição,

2- cópia frente e verso do diploma de graduação em curso reconhecido pelo MEC,

3- histórico escolar,

4- currículo atualizado,

5- CPF,

6-RG ou carteira de habilitação (CNH),

7- comprovante de residência atualizado dos últimos três meses em nome do aluno, pai ou mãe. Caso o comprovante esteja no nome do companheiro(a) é necessário encaminhar a cópia da certidão de casamento.

O investimento na pós-graduação é: R$ 50,00 (inscrição), R$ 400,00 (matrícula) e 12 mensalidade de R$ 500,00. O pagamento das inscrições para a Pós-Graduação será realizado por meio de depósito bancário, no Banco do Brasil (001), agência 3234-4, Conta: 233.565- 4, CNPJ FADE : 11.735.586/000159. As matrículas e mensalidades serão pagas somente por meio de boleto bancário emitido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE(Fade).

No modo remoto/virtual, a pós oferta 12 disciplinas, que serão ministradas nas duas primeiras semanas de cada mês, à noite, com 2 horas de aulas síncronas (19h às 21h) na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, intercaladas com 3 horas de atividades assíncronas na terça-feira, quinta-feira e sábado. As atividades assíncronas consistem na realização de leitura do texto a ser discutido na aula seguinte e elaboração de fichamento (duas páginas) que deve ser anexado no google meet para atestar as presenças e acumular pontuação para nota do trabalho final de cada disciplina. A leitura e o fichamento das atividades assíncronas são desenvolvidos livremente pelos alunos no horário mais conveniente e têm a função pedagógica de propiciar, não só o domínio dos conteúdos para o melhor acompanhamento das discussões na aula seguinte, mas também subsídio para a elaboração do trabalho final da disciplina, que deve ser entregue no final de cada mês.

O quadro de docentes da especialização é composto por um grupo de profissionais conceituados na área de jornalismo e política: Ana Maria da Conceição Veloso (Jornalismo e Política), Ricardo Augusto de Sabóia Feitosa (Cultura, Política e Pós-Modernidade), Giovana Borges Mesquita (Radiodifusão e Política), Heitor Costa Lima da Rocha (Teoria do Jornalismo), Ivo Henrique França de Andrade Dantas Cavalcanti (Webjornalismo), Izabela Domingues da Silva (Discurso Político), Dirceu Marroquim (História Política Brasileira I), Eduardo César Maia(Filosofia Política), Daniel Alvares Rodrigues (Economia Política), Rafael Salviano Marques Marroquim (Assessoria Política), Rogério Luiz Covaleski (Propaganda Política) e Gustavo Alves Alonso Ferreira(História Política Brasileira II).

A pós-graduação em Comunicação Política da UFPE se propõe a formar profissionais na comunicação política fornecendo também base de conhecimentos para uma atuação qualificada nas áreas de jornalismo, marketing e assessoria política. Nas aulas, serão aprofundados os conhecimentos da área da Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Assessoria Política, fornecendo subsídios teóricos e práticos para a atuação profissional em diversos setores.

Passo a passo para inscrição no Sigaa

O candidato precisa ter cadastro no Gov.br

https://www.gov.br/pt-br

• Caso você não tenha ainda cadastro no Gov.br, faça

seu cadastro.

Depois do cadastro precisa acessar: https://sigaa.ufpe.br/sigaa/public

No menu do lado esquerdo deve clicar em Pós-Graduação Lato Sensu

Clicar em processos seletivos

Segundo passo: o candidato será encaminhado para a tela inicial do gov.br para colocar CPF e senha

Terceiro passo: clicar no processo seletivo desejado na lista de “Últimos Processos Seletivos

Quarto passo: clicar em “Inscreva-se”

Quinto passo: Preencher o formulário

Outras informações podem ser obtidas no e-mail: compoliticaufpe@gmail.com

Confira a lista completa de documentos necessários e outras informações em: https://comunicacaopolitic.wixsite.com/website.

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