Apoiadas da Fade-UFPE se destacam em chamada pública da Finep
Na última quinta-feira (27), a Finep divulgou o resultado preliminar da Chamada Pública Pró-infra: Expansão e Desenvolvimento de Estrutura de Pesquisa. Em meio aos mais de 300 projetos considerados, apenas três foram laureados com a nota máxima, equivalente a 5 pontos, com dois tendo suas formatações apoiadas pela Fade-UFPE, que seguirá com o apoio da nossa fundação no gerenciamento administrativo e financeiro após a contratação.
Ao todo, a Fade-UFPE apoiou a formatação de nove projetos na chamada, todos alcançando a habilitação pela Finep. Na etapa de mérito, sete deles foram recomendados dentro do limite orçamentário: três executados pela UFPE e mais quatro pela UFPB. Além deles, um oitavo trabalho, também da UFPE, foi indicado para possível financiamento ao final do processo seletivo, a depender da disponibilidade de recursos.
Uma iniciativa da Finep, financiadora de estudos e projetos ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Edital Pró-Infra tem como principal objetivo financiar a melhoria dos espaços físicos e a compra de equipamentos para projetos de pesquisa em todo o Brasil. Busca-se, dessa forma, criar um ambiente propício ao desenvolvimento científico e tecnológico no país.
As iniciativas da que receberam nota máxima na seleção, ambas ligadas à nossa apoiada paraibana, foram o “Lab-CiMol: Laboratórios Associados de Ciências Moleculares”, coordenado pelo professor Júlio Santos, do Departamento de Química, e o projeto intitulado “Ampliação e consolidação da infraestrutura de pesquisa em microbioma, nutrição e saúde”, coordenado pelo Professor Evandro Leite, integrante do Departamento de Nutrição.
Estes resultados são mais um reflexo do padrão de qualidade que a Fade-UFPE e suas ICTs apoiadas se esforçam para manter em seus projetos há quase 43 anos, cada vez mais estabelecidas como referências regionais e nacionais.