Conheça o Instituto Quanta, vencedor do Prêmio Finep de Inovação 2025
Criado em 2024, o Instituto de Tecnologias Quânticas da UFPE (Instituto Quanta) é coordenado pelo professor Daniel Felinto, do Departamento de Física da universidade, e faz parte do Parque Tecnológico e Científico (Parque TeC). Seu objetivo principal é desenvolver tecnologias quânticas para aplicação em uma nova geração de computadores, sensores e dispositivos de comunicação, de forma a promover mais segurança e avanços na indústria tecnológica.
O Instituto conta com o envolvimento de mais de vinte professores e quase uma centena de alunos e pesquisadores distribuídos em três centros da UFPE: Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), Centro de Informática (CIn) e Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

A tecnologia quântica é um campo inovador que utiliza princípios da mecânica quântica, ramo da física que estuda o comportamento da matéria e energia em escala microscópica. Na computação, os princípios quânticos servem como base para a construção de algoritmos, chips e processadores mais potentes. Na comunicação, serve para a criação de sistemas de defesa mais potentes para meios digitais, como a criptografia quântica (geração de códigos complexos para prevenir a invasão de dispositivos eletrônicos).
“Existe o lado de entender como a computação quântica está se desenvolvendo e como isso impacta a segurança cibernética, e há também a necessidade de desenvolver técnicas para proteger esses dados até mesmo de um computador quântico. Então o interesse pela segurança nacional estava sempre bastante explícito desde o início, tanto que a UFPE já tinha um acordo de cooperação com o IME (Instituto Militar de Engenharia) nessa área de inteligência artificial e tecnologias quânticas.”, afirma o professor Daniel Felinto.

Atualmente, o Instituto Quanta está montando um computador quântico fotônico (que utiliza partículas de luz em vez de eletricidade para processar dados de forma mais eficiente), o qual, graças a parcerias estratégicas firmadas com outras instituições em 2025, será bem mais potente do que o inicialmente planejado. As atividades do Instituto estão em plena aceleração, com pesquisas já gerando resultados concretos e entregas ocorrendo antes do prazo originalmente planejado.
O projeto, que conta com o apoio da Fade-UFPE desde sua formatação, foi recentemente vencedor do Prêmio Finep de Inovação 2025, etapa Nordeste, na categoria “Infraestrutura de Pesquisa e Desenvolvimento em Instituições Científicas e Tecnológicas”. O prêmio é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que visa reconhecer e divulgar projetos de destaque no âmbito da inovação no Brasil. A conquista demonstra a força da UFPE e do ecossistema de inovação em Pernambuco, o qual tem, nos últimos anos, se tornado uma referência em todo o Brasil.
Fotos: Instituto Quanta


