Pesquisa e inovaçãoProjetos

Conheça o Projeto Locus 4.0: Lavanderia Nazaré, que incentiva inovações ambientalmente conscientes no Agreste Pernambucano

Coordenado pelo Professor Gilson Lima da Silva, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) na UFPE, em parceria com o Professor Djalma Guimarães, da Universidade de Pernambuco, o projeto de pesquisa e inovação intitulado “Locus 4.0: Lavanderia Nazaré” busca diagnosticar e realizar intervenções nas indústrias que compõem o Arranjo Produtivo Local de Confecções do Agreste Pernambucano (APLCAPE).

O trabalho faz parte do Programa Locus da Inovação, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. O programa tem o objetivo de incentivar iniciativas que desenvolvam e tragam inovações para a economia pernambucana em diversos setores, como agricultura, indústria e comércio.

Seguindo os preceitos da indústria 4.0, o projeto Lavanderia Nazaré se baseia em novas pesquisas em temas como segurança no trabalho e ecologia. Seu objetivo é elaborar propostas para o aprimoramento das fábricas de jeans da APLCAPE, especialmente em questão de capacitação dos operários. Atualmente, a pesquisa se encontra em sua fase final, com conclusão prevista para agosto de 2024.

A iniciativa foi dividida entre duas áreas de ação estratégica: gestão ambiental, coordenada pelo professor Gilson Lima, e gestão de produção, sob gestão do professor Osmar Veras, do departamento de engenharia de produção da UFPE. Os docentes contaram com o apoio de dois alunos da Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, José Floro de Arruda e José Vitor Aragão, os quais prestaram auxílio na gestão das áreas de ação.

Durante um ano, acompanhou-se a rotina dos trabalhadores da Lavanderia Nazaré, localizada no município de Toritama. O estabelecimento realiza processos de caracterização de peças de roupas jeans, incluindo tingimento e lavagem. Comumente, procedimentos dessa natureza utilizam grandes volumes de água, e seus efluentes podem causar grande poluição ambiental caso não sejam tratados corretamente.

Membros do Projeto na Lavanderia Nazaré. Foto do Projeto

Através de práticas como acompanhamento da rotina de produção, enquetes com os funcionários e diálogos com os gestores, foi possível criar um diagnóstico das demandas da lavanderia e identificar uma necessidade de melhoria nas noções de ecologia integradas à produção de jeans.

Em seguida, a equipe do projeto fez capacitações com os colaboradores, visando seu crescimento profissional e aumento da consciência sobre o ambiente de trabalho. Foram realizados debates sobre sustentabilidade, controle da estação de tratamento de efluentes e salubridade e segurança laboral. Introduziu-se na lavanderia a metodologia 5S, que se baseia em cinco sensos — utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina — para otimizar ambientes empresariais.

Tales Cavalcanti, diretor administrativo da lavanderia, afirmou: “Por meio da iniciativa, os funcionários, muitos dos quais não chegaram a concluir o ensino fundamental, puderam entender a necessidade e a responsabilidade individual para a construção de um ambiente que favoreça ações alinhadas à segurança do trabalho e, principalmente, aos compromissos socioambientais.”

Por fim, o projeto elaborou atividades de intervenção ambiental no local. De início, foram instalados medidores de vazão na estação de tratamento de efluentes, utilizada para tratar a água oriunda da lavanderia, e os funcionários responsáveis pela sua operação receberam treinamentos específicos em segurança e controle dos resíduos tratados. A médio e longo prazo, deseja-se implementar outras estratégias de ecologia, como redução do uso de água e escolha de equipamentos e produtos químicos certificados ambientalmente.

Considerando a experiência com a empresa um sucesso, a equipe do projeto se sente otimista em aplicar as propostas desenvolvidas em outras empresas da região, trazendo ao polo de confecções do Agreste a marca de arranjo produtivo com alta responsabilidade socioambiental. Do ponto de vista da lavanderia, Tales expressa o desejo da Lavanderia Nazaré em servir como um exemplo para a indústria local e reafirma o compromisso ambiental do estabelecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *