DestaqueEventoNoticiasPesquisaPesquisa e inovaçãoTecnologia

Secretária Executiva da Fade-UFPE é homenageada em evento da FACEPE em parceria com a SECTI-PE

Na manhã desta terça-feira, dia 06 de setembro, foi realizado o seminário Os Novos Tempos da Ciência em Pernambuco, no Teatro ‘É do Povo’, do Museu do Cais do Sertão. Organizado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE), o evento contou com a presença do Governador do Estado, Paulo Câmera.

Ao todo, cinco cientistas pernambucanos foram homenageados no seminário por suas contribuições no combate à Covid-19. Entre os cinco, esteve a Secretária Executiva da Fade-UFPE, Professora Maira Pitta, por seus estudos e pesquisa enquanto docente da Universidade Federal de Pernambuco. Em entrevista à Folha PE, a professora destaca a importância de seus estudantes e menciona os Laboratórios NB3, criados com apoio da Fade-UFPE:

“Eu estou muito feliz, foram realmente dois anos de muita luta. Na UFPE, eu coordenei uma rede de Laboratórios de Campanha, e 45 estudantes participaram, então eu compartilho com eles esses prêmios, são estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, que realizaram mais de 120 mil testes de diagnóstico RT-PCR, atendendo todo o estado de Pernambuco. Além disso, a gente construiu na UFPE dois Laboratórios de Biossegurança NB3, que permitiram alavancar todas as pesquisas com vírus, incluindo a Covid.”

Foram homenageados também os professores e pesquisadores Danylo Palmeira, da UFPE, Jones Albuquerque, da UFRPE e Hernande Pereira, também da UFRPE, assim como o professor e médico infectologista Demetrius Montenegro, da UPE. Adicionalmente, 10 cientistas receberam menção honrosa na cerimônia incluindo o professor Valdir Balbino, responsável técnico pelo Laboratório de Bioinformática e Biologia Evolutiva da UFPE e coordenador do projeto de sequenciamento genético do novo coronavírus, apoiado pela Fade-UFPE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *