Na última segunda-feira (30) o auditório do Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE recebeu coordenadores e secretários de cursos de especialização da federal pernambucana para discutir melhorias de gestão em relação aos cursos oferecidos. Intitulado “I Treinamento para Coordenadores e Secretários de Curso de Especialização”, o evento foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE) e a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan).

O objetivo do treinamento foi apresentar novos formulários, manuais, site do Setor de Especialização e demais orientações para a realização dos cursos de especialização. Interativo, o evento promoveu quizes para descontrair os participantes e ao mesmo tempo revisar o conteúdo ensinado. Silvia Alves, vice-coordenadora do primeiro curso de especialização em Nutrição na Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, afirma que “o momento foi ótimo para tirar dúvidas, para se instruir e aproveitar para socializar com os colegas de trabalho, dividindo anseios e dificuldades, buscando soluções e alternativas para eles.” 

Patrícia Mergulhão, coordenadora geral de pós-graduação lato sensu pela Propesq e organizadora do evento, conta que “sentia a necessidade de fazer este evento há muito tempo, considerando que é muito importante termos esse momento para ouvir as pessoas, trazer as novidades que a Propesq vem empenhando na tentativa de diminuir fluxos, erros e reanálises, para que os processos possam ocorrer com mais fluidez. Nós reparávamos que ainda haviam dúvidas e dificuldades na hora de analisar os processos, por isso nos motivamos a não só elaborar um material robusto – site, manuais, reformulação de formulários, vídeos e tutoriais -, mas também promover esse momento de troca.”

A Fade-UFPE esteve presente no evento representada por Rafael de Holanda, assessor jurídico, Cássio George, assistente administrativo do Núcleo de Cursos e Atividades Extensionistas (NUCAE), e Emídio Moreira, analista de projetos também do NUCAE. Os três realizaram uma apresentação sobre o papel da Fade na administração dos cursos de especialização, repassando alguns procedimentos a serem levados em consideração e tirando dúvidas. Também estiveram presentes o secretário executivo da Fundação, Maurício Assuero, e a gerente de projetos Danielle Anizia.

O evento foi elogiado pelos participantes e o saldo foi considerado bastante positivo pela coordenação do curso. “Ficamos muito surpresos com a receptividade. Planejamos o evento pensando que ia ter vinte ou trinta pessoas, quem fosse mais ligado aos cursos de especialização, mas tivemos mais de cem inscrições. Isso mostra o quanto as pessoas estão interessadas em aprender sobre o assunto”, comenta Patrícia. Confira algumas fotos tiradas ao longo do I Treinamento para Coordenadores e Secretários de Curso de Especialização.