Projetos de Ensino

Programa de Formação de Recursos Humanos na área de petróleo, gás energia e biocombustível – A Petrobras firmou parceria com a UFPE, com o apoio da Fade para realizarem o Programa de Formação em Recursos Humanos. O objetivo dessa parceria é estimular a formação de profissionais na área de na área de petróleo, gás energia e biocombustível e consequentemente colaborar com a redução da carência de profissionais formados nesse campo de conhecimento. Por meio dessa parceria, são oferecidas bolsas e taxa de bancada com a finalidade de promover os cursos de Graduação, Pós Graduação e Stricto Sensu. O programa capacita os alunos e assim oferece suporte às atividades de implantação e operacionalização das iniciativas relacionadas ao Projeto Suape Global.

Grupo SABER –  O Grupo SABER Tecnologias Educacionais e Sociais se destaca por suas pesquisas e pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas na área educacional e social. Vinculado ao Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco, o grupo é composto por estudantes e profissionais, incluindo mestres e doutores, que se voltam para o desenvolvimento de tecnologias educacionais com o objetivo de apoiar o aprendizado, com ênfase na educação a distância. Através do desenvolvimento dessas plataformas, a inclusão digital e social chega até a comunidade, democratizando o conhecimento.

O grupo tem parceria firmada com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde que oferece cursos para profissionais de saúde.. Junto à UNA-SUS UFPE, o Grupo SABER já ofereceu sete diferentes cursos. Todos esses cursos utilizam as tecnologias pesquisadas pelo Grupo SABER. Essas tecnologias envolvem plataformas educacionais web e móvel. No total, são mais de 21.700 alunos matriculados nas 27 unidades federativas do Brasil. Os resultados alcançados pelo Grupo SABER só foram possíveis graças à parceria estabelecida com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco, Fade-UFPE que oferece apoio administrativo-financeiro para que os projetos obtenham sucesso e cria as condições necessárias para que as pesquisas e cursos possam ser desenvolvidos dentro da Universidade. Com essa parceria, o Grupo SABER ajuda a população a se apropriar do conteúdo que vem sendo desenvolvido em diversas áreas do conhecimento, oferecendo um serviço de excelência em educação a distância. Por outro lado, a Fade-UFPE realiza a sua missão, que é apoiar a UFPE nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e no desenvolvimento científico, tecnológico e cultural, beneficiando a sociedade em geral.

Capacitação para a Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência – ODepartamento de Odontologia da UFPE em parceria com a Fade desenvolve projeto nacional de capacitação de profissionais para atenção à pessoa com deficiência. Devido à defasagem de profissionais capacitados para atender pessoas com deficiência, principalmente no serviço público, o governo federal lançou o Programa Viver Sem Limite, objetivando ampliar o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, moradia e outros serviços. Dentro desse programa há uma ação específica para odontologia, que abarcou o projeto criado na UFPE.

No curso, o profissional é treinado com uma carga horária de 160 horas, divididas em 10 módulos, sendo 120 horas de curso teórico e 40 horas de prática clínica. O curso é ministrado através do siteunasusufpe.com.br, na área específica da capacitação. A capacitação conta com tutores em todo o Brasil, que são professores do curso que acompanham os alunos e as atividades e também participam dos fóruns de discussão.

Como administradora do projeto, a Fade-UFPE, através do setor de Convênios, fez  o processo de credenciamento para contratação dos tutores em todo o Brasil, além da contratação dos coordenadores estaduais (um por Estado) e executou todo o processo para a impressão dos livros utilizados na capacitação.

Atualmente, existe uma clínica odontológica na UFPE onde os alunos da graduação atendem pacientes com deficiência, com o acompanhamento dos professores. Muitos pacientes chegam à clínica para receber atendimento gratuito às terças e quintas pela manhã.