Na última quinta-feira, dia 31 de outubro, aconteceu o 1º Workshop relacionado ao Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), intitulado “Metodologia para avaliação, monitoramento e controle da efetividade de programas ambientais decorrentes do licenciamento ambiental de projetos de geração hidrelétrica” (GT0598). O evento foi realizado no auditório da livraria Saraiva e teve como objetivo apresentar os resultados do primeiro ano do projeto e debater as matrizes preliminares de indicadores de efetividade e eficácia dos programas ambientais de usinas hidrelétricas.

O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig visa incentivar a busca constante por inovação e fazer frente aos desafios do setor elétrico. Anualmente, são promovidos eventos para divulgar o andamento e os resultados dos P&Ds, que geram novas metodologias, processos, softwares, materiais, dispositivos e equipamentos voltados para melhorias do sistema elétrico e do processo operativo, além do aumento da segurança pessoal e patrimonial.  

O projeto é fruto de uma parceria entre a Cemig, a Diversa Consultoria e Planejamento em Sustentabilidade Ltda., a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE). Coordenado pelo professor Tomás Lapa, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) da UFPE, o projeto terá duração total de dois anos.

À direita, Tamiris Freire, colaboradora do Núcleo ANEEL da Fade-UFPE, ao lado de envolvidos no P&D (GT0598).

Na Fade-UFPE, o projeto é administrado pelo Núcleo ANEEL, acompanhado diretamente pela colaboradora Tamiris Freire, que esteve presente no evento. Além de Tamiris, o projeto é supervisionado por David Soares e gerenciado por Danielle Anizia.