Programação conta com mesas-redondas, debate e apresentações sobre projetos e pesquisas

Por: Ascom UFPE

O 40º aniversário do Programa Capes/Cofecub será comemorado com evento, de 19 a 21 deste mês, no Mar Hotel Conventions, na Zona Sul do Recife. As inscrições estão abertas via internet. O evento é organizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a coordenação da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), em sintonia com o Gabinete do Reitor, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do Cerimonial da Universidade.

Estarão presentes coordenadores dos projetos Capes/Cofecub, pesquisadores, pós-graduandos e representações institucionais do Brasil e da França. A programação conta com mesas-redondas, debate e apresentações sobre projetos e pesquisas.

O Programa Capes/Cofecub um acordo de cooperação interuniversitária, assinado em 1979, que tem como parceiros institucionais: no Brasil, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Ministério da Educação; na França, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, representados pelo Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub).

Os objetivos do programa, que abrange todas as áreas de conhecimento, são desenvolver e fortalecer as cooperações científicas e as relações entre centros de pesquisa e universidades brasileiras e francesas, por meio do apoio a projetos comuns de pesquisa de excelência que apoiem a mobilidade de pesquisadores e estudantes, promovendo a internacionalização solidária entre os países. 

O programa busca abranger e equilibrar as dimensões territoriais do Brasil e da França e incentivar a formação de equipes interdisciplinares, a associação com empresas e atores sociais, a inovação e a transferência de conhecimento para a sociedade, mediante patentes e publicações conjuntas.