O professor Maurício Assuero Lima de Freitas, do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCSA) da UFPE, tomará posse na sexta-feira (22) no cargo de secretário-executivo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade-UFPE). A cerimônia será presidida pelo reitor Anísio Brasileiro, às 11h, no auditório da Fade-UFPE.

Assuero atua na fundação desde 2014 como representante da UFPE e também foi membro do Conselho Curador da Fade-UFPE. Ele possui graduação em Matemática e também é bacharel em Economia pela UFPE, tem mestrado em Economia pela UFPE (2002) e doutorado em Economia pela UFPE (2009). Atualmente, é professor do curso de Ciências Atuariais do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Foi assessor do pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação de novembro de 2011 a julho de 2014 e desde então é assessor do reitor para assuntos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE.

Como docente, tem interesse nas áreas de Economia, Estatística, Ciências Atuariais, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Economia da Saúde, Métodos Quantitativos aplicados à Economia, Ciências Atuariais e Ciências Sociais Aplicadas. Atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, ministrando a disciplina de Econometria e de Genética com Bioestatística.