Ministro quer ampliar a parceria com fundações de apoio ao ensino e pesquisa

No Encontro Nacional de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, ministro lembrou o desafio de aproximar a pesquisa científica do setor produtivo.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participou nesta quinta-feira (12), em Brasília, da 33ª edição do Encontro Nacional de Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica. O evento tem o objetivo de discutir o aperfeiçoamento do sistema de prestação de serviços das fundações e identificar diretrizes para sua ação integrada. Em sua fala, Pansera destacou que o MCTI quer construir uma pauta com a área.

“Queremos estabelecer uma agenda com vocês e o Ministério, buscar uma pauta de trabalho”, disse.

O ministro reforçou que um dos grandes desafios do MCTI, “colocado pela presidenta Dilma”, é vincular a pesquisa ao setor produtivo. Nesse sentido, Pansera mencionou a definição de um plano de trabalho, divulgado nesta quinta-feira (12), para validação da molécula fosfoetanolamina, que pode vir a ser usada no tratamento do câncer.

“Na segunda-feira (16) estaremos divulgando um cronograma, um acordo com alguns laboratórios brasileiros em que nós vamos, no máximo em 24 meses, ver o que de real existe nessa síntese [da molécula fosfoetanolamina]. Queremos dar ao MCTI agilidade para que corresponda aos anseios da comunidade científica e das universidades brasileiras”, disse.

O evento realizado pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) reúne até sexta-feira (13) mais de 60 fundações de todos os estados e o Distrito Federal, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), localizada na Universidade de Brasília (UnB). O reitor da UnB, Ivan Camargo, a presidente e o vice-presidente da Confies, Suzana Montenegro e Fernando Peregrino, respectivamente, compuseram a mesa ao lado do ministro.

Fonte: MCTI 

Orgy