LITPEG-UFPE e Petrobras realizam workshop com apoio da Fade-UFPE e da POSITIVA

Na última quinta-feira (7), o Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sediou um workshop promovido pelo Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis (LITPEG-UFPE) e pela Petrobras. Aproximadamente 80 convidados – professores, pesquisadores, alunos e colaboradores da UFPE, bem como gestores e técnicos da Petrobras – estiveram presentes no evento, que durou um dia inteiro, das 8h30min às 18h30min.

Público durante palestra do workshop LITPEG – Petrobras | Foto: Letícia Fernanda Lima / Fade-UFPE

Durante o workshop, os convidados puderam conhecer mais sobre o LITPEG através de apresentações dos coordenadores de cada um dos 12 laboratórios e também por meio de uma visita às instalações do projeto. Prof. Paulo Lyra, coordenador do LITPEG, demonstrou a grandeza do plano de atuação do Laboratório, que terá 13,3 mil metros quadrados e buscará integrar os diversos laboratórios de petróleo, gás e biocombustíveis da UFPE. A inauguração está prevista para dezembro de 2018, de acordo com conograma estabelecido no projeto.

Reitor da UFPE, Prof. Anísio Brasileiro, comenta a importância do projeto LITPEG | Foto: Letícia Fernanda Lima / Fade-UFPE

O Reitor da UFPE, Prof. Anísio Brasileiro, ressaltou a importância do projeto, que une a Universidade e a Petrobras em prol da inovação e da autonomia tecnológica do Brasil: “O LITPEG representa o esforço de duas instituições públicas para fortalecer os conhecimentos, a pesquisa e a formação de recursos humanos na área de petróleo, gás e biocombustíveis, em uma atividade estratégica para o desenvolvimento do país”.

Palestra durante o workshop LITPEG – Petrobras. Suzana Montenegro, Secretária Executiva da Fade-UFPE, encontra-se no canto inferior direito | Foto: Letícia Fernanda Lima / Fade-UFPE

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE, juntamente com a Positiva – Diretoria de Inovação da UFPE, foram pilares essenciais na realização do workshop. A professora Suzana Montenegro, Secretária Executiva da Fade-UFPE, apresentou o papel da Fundação em projetos como o LITPEG. Também estiveram presentes no evento outros colaboradores da Fade: professora Tanúzia Vieira, Coordenadora de Comunicação Corporativa; Danielle Anizia, Gerente de Projetos e Rosali Albuquerque, Assessora de Planejamento.

Fonte(s): Texto produzido com informações da ASCOM UFPE.