No mês de abril um importante passo foi dado área de energia nuclear. O Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do Departamento de Energia Nuclear da UFPE (LMRI-DEN/UFPE) foi selecionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) para sediar um importante evento de trabalho que reuniu 40 representantes de laboratórios de 17 países diferentes, como Reino Unido, Argentina, República Dominicana e Costa Rica, além de outros 5 laboratórios brasileiros localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia.

Participantes da reunião realizada no dia 27 de abril de 2018

A reunião, cujo tema foi “Regional Meeting on the Review and Update the Calibration Capabilities and to define Requirements to Estabilish and Upgrade Standard Dosimetry Laboratories as support to SSDL Network”, possibilitou a ampliação das interações do LMRI-DEN/UFPE com os diversos laboratórios participantes. Além disso, foi elaborado um plano de ações para a região e organizado o primeiro exercício de intercomparação entre os laboratórios de calibração das radiações ionizantes. O exercício em questão será coordenado pelo LMRI-DEN/UFPE e o Laboratório de Proteção Radiológica (LPR-DEN/UFPE). Um dos participantes dessa intercomparação é o National Physical Laboratory (NPL), do Reino Unido, que é o Laboratório Primário de Metrologia.

O evento configura um grande reconhecimento da comunidade internacional de metrologia das radiações ionizantes e também do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos laboratórios da UFPE, coordenados pelo Prof. Vinicius Saito de Barros, responsável pelo LPR, e Profa. Helen Khoury, do LMRI.

A Fade-UFPE possui um vínculo firmado com o DEN desde 2016, com o projeto ”Desenvolvimento e aplicação de novos sistemas dosimétricos para ensaios e calibrações através de técnicas nucleares”, coordenado pelo Prof. Vinicius Saito e vice-coordenado pela Profa. Helen Khoury. O projeto tem finalização prevista para 2021.